No primeiro trimestre, encerrado em 31 de março de 2020, a Pegasystems, empresa de software fundada há 37 anos nos Estados Unidos e especializada em Inteligência Artificial, automação inteligente e interação com o cliente registrou receita de US$ 265,59 milhões, um crescimento de 25% neste primeiro trimestre, impulsionada pelo aumento de 57% na receita da Pega Cloud.
O Valor anual do contrato – ACV, total cresceu 21% na comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando US $ 711 milhões. A Pega tem expectativas de atingir US$ 1 bilhão em receita anual em 2020. Parte destes resultados se deve ao acompanhamento do mercado em Transformação Digital e às necessidades dos clientes, já que a empresa é focada neste público. Para além do crescimento financeiro, a empresa valoriza seus colaboradores e a pandemia é um desafio que contribui para melhorar ainda mais as boas práticas de gestão, como a ajuda financeira a instituições mundiais de saúde, adaptação de processos seletivos e mais flexibilidade ao trabalho remoto e dificuldades dos funcionários.
Brasileira comanda a área de Recursos Humanos
A executiva que está à frente do cuidado, saúde e bem-estar emocional dos cerca de 5 mil profissionais da companhia é uma brasileira: Adriana Bokel Herde, como chief People Officer, função que ocupa na companhia há quase dois anos. Mesmo nesse momento de tanta incerteza sobre o futuro, Adriana está mantendo o processo de cerca de 300 vagas de trabalho espalhadas pelos 41 escritórios ao redor do mundo.
A diretora de Recursos Humanos é responsável pela estratégia e operações de pessoas, liderando os esforços da empresa para atrair, desenvolver e reter os melhores talentos. Por mais de 20 anos, ocupou posições de liderança em empresas em rápido crescimento e foi reconhecida como líder inovadora e de alto desempenho, com a capacidade de arquitetar, executar e impulsionar o crescimento dos negócios. Em suas áreas de especialização estão incluídas: recrutamento e desenvolvimento de talentos, iniciativas de diversidade, gerenciamento de mudanças, desenvolvimento de liderança, operações, inovação e a experiência dos funcionários.
Desde o início de março de 2020, a rotina da executiva e de todos os funcionários, mudou radicalmente. Adriana segue priorizando as iniciativas que ainda fazem sentido nesse momento e fazendo reuniões virtuais com pessoas de todas as áreas da empresa, checando quase que diariamente o equilíbrio e condição emocional dos cerca de cinco mil profissionais da Pega, por meio de sua equipe formada por 150 profissionais.
No momento passa 75% do tempo lidando com questões relacionadas ao coronavírus e aproveita para reforçar a expansão da companhia. No Brasil, recentemente, finalizou a contratação de uma pessoa para área de Recursos Humanos e outra para Vendas. A previsão é que sejam contratados 15 funcionários até o final de 2020 no País.
Para quem atua com Recursos Humanos, uma das atividades de rotina é acolher os novos contratados. “Felizmente, a Pega está em um setor que não foi impactado da mesma forma que muitas empresas. Apesar da pandemia, continuamos a recrutar e contratar novos talentos, além de ajudar nossos clientes a atender de maneira mais eficaz às necessidades de seus consumidores durante esta crise”, afirma Adriana. Nos últimos meses, foram contratados e recepcionados virtualmente mais de 120 novos funcionários em oito países diferentes.
A Pega também está redobrando os cuidados nesse processo de adaptação a um novo jeito de trabalhar. “Há uma maior tolerância com o desempenho dos funcionários”, explica Adriana. Para quem passa vários dias em casa sem poder sair, às vezes, a situação sai um pouco do controle e surge momentos de ansiedade.
Ajudar a quem cuida dos outros
A Pegasystems fez uma doação de 100 mil dólares para o Fundo de Solidariedade da Covid-19 da OMS – Organização Mundial de Saúde. E de forma voluntária, o alto escalão, composto por oito sênior vice-presidentes da Pegasystems e o CEO e fundador Alan Trefler, doaram cinco mil dólares cada um, aos quais a Pega acrescentou mais cinco mil dólares para cada doação individual. Ou seja, mais 90 mil dólares foram adicionados ao valor de 100 mil dólares iniciais, totalizando uma doação de 190 mil à OMS.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo