Receita do comércio eletrônico cresce 20% no trimestre
O relatório Salesforce Shopping Index aponta aumento de 200% na demanda global por bens essenciais, como alimentos e itens de cuidado e higiene pessoal
Por
Redação
20200507
Compartilhar:
Com as lojas físicas de serviços não essenciais fechadas e o isolamento social estabelecido na maioria dos países, os consumidores tiveram que recorrer às lojas online para fazer suas compras. O estudo em questão tem base na atividade de mais de um bilhão de compradores ,de 34 países, que utilizam a Commerce Cloud, plataforma de e-commerce da Salesforce.
De acordo com o relatório sobre compras digitais Shopping Q1 Index, realizado pela Salesforce, o primeiro trimestre de 2020 obteve crescimento de 20% na receita global por este meio, 16% no tráfego digital e 4% nos gastos dos compradores (valor médio por visita), em comparação ao mesmo período de 2019.
[mks_pullquote align=”right” width=”300″ size=”24″ bg_color=”” txt_color=”#1e73be”]Em bens de consumo doméstico o aumento verificado foi de 51%. No que diz respeito a brinquedos e jogos, a porcentagem é de + 34% e, em itens de vestuários, o índice foi de 31%[/mks_pullquote]
Nos primeiros três meses do ano o número de compradores digitais únicos obteve um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar do primeiro trimestre ter começado bastante consistente em relação aos anos anteriores, os últimos 15 dias de março registraram um aumento de 41% na receita digital. Esse aumento mostra o impacto da pandemia nas compras online.
Aumento na demanda A demanda por bens essenciais, como alimentos e itens de cuidado e higiene pessoal, cresceu exponencialmente no primeiro trimestre, especialmente entre os dias 10 e 20 de março, quando esse tipo de compra aumentou 200% nos canais digitais.
Além dos produtos essenciais, outras categorias aumentaram significativamente as vendas no primeiro trimestre de 2020. Em bens de consumo doméstico o aumento verificado foi de 51%. No que diz respeito a brinquedos e jogos, a porcentagem é de + 34% e, em itens de vestuários, o índice foi de 31%.
Embora as vendas digitais não supram as perdas com as vendas físicas, elas já estão ajudando a cobrir parte do prejuízo. Segundo o relatório, o movimento de crescente adoção e uso do digital será uma constante mesmo após o fim do isolamento.
Metodologia aplicada
O Shopping Q1 Index analisa a atividade de mais de um bilhão de compradores em mais de 34 países suportados pelo Commerce Cloud, plataforma de e-commerce da Salesforce, com foco em 10 mercados: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Japão, Holanda, Austrália/Nova Zelândia e países nórdicos. Essa bateria de benchmarks fornece uma visão aprofundada dos últimos nove trimestres e do estado atual do comércio digital. Vários fatores são aplicados para passar os valores reais para o setor de varejo e esses resultados não são indicativos do desempenho da Salesforce.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.