book_icon

Estudo aponta crescimento de 25% em contratações em TI

Revelo traça panorama do mercado após o início da pandemia e demonstra crescimento de 95% nas entrevistas de emprego realizadas de maneira remota
Estudo aponta crescimento de 25% em contratações em TI

Quando o Dia do Trabalho passou a ser comemorado nos anos 80, poucos imaginavam que na década de 20 o home office seria tão utilizado. Diante da Covid-19, a Revelo, empresa de tecnologia do setor de Recursos Humanos da América Latina, viu os efeitos deste movimento e notou crescimento de 25% das contratações para vagas na áreas de tecnologia e em posições nas quais as atividades podem ser desenvolvidas de forma remota.
Esse cenário mostra uma mudança na busca por carreiras ‘do futuro’ e a necessidade das empresas em se digitalizarem. O valor médio das faixas salariais no segmento de tecnologia, ofertadas pelas empresas, cresceu mais de 15% no último mês, em posições que possuem salários mais elevados, nos mais diversos níveis hierárquicos. A Revelo tem como mote levar o processo de recrutamento e seleção do universo off-line para o on-line. O diferencial da empresa, principalmente em continuar atendendo às demandas atuais do mercado de trabalho, é o fato de ter sido criada no universo online, em 2014, e já estar adaptada às mudanças que a pandemia trouxeram para o setor.
As entrevistas realizadas de forma online também cresceram 40% durante a crise: sua fatia foi de 70% versus os 30% de entrevistas presenciais antes da pandemia, para uma média de praticamente 100% nas últimas semanas. A demanda gerada pelo mercado, fez com a plataforma lançasse o Revelo Remoto, ferramenta que possibilita contratações de forma totalmente remota.

As entrevistas realizadas de forma online também cresceram 40% durante a crise: sua fatia foi de 70% versus os 30% de entrevistas presenciais antes da pandemia, para uma média de praticamente 100% nas últimas semanas  

Nele, as companhias passaram a realizar entrevistas e processos seletivos completos, dentro da ferramenta, sem precisar de outras programas. O modelo prevê uma economia de cerca de 9 mil reais ao ano para empresa cliente e a previsão é que 95% do mercado de trabalho de forma geral passe a contratar de remotamente, mesmo após a retomada da vida social, sem os efeitos do coronavírus no setor.
“A Revelo é a parceira que impulsiona carreiras, times e negócios; e já contava com a importante missão de reduzir ao máximo o tempo de processo seletivo nas empresas, tanto que sempre atingimos o prazo máximo de admissão de um profissional de 14 dias, antes da pandemia. Todavia, após a quarentena e a necessidade urgente de acesso 100% remoto, lançamos esta ferramenta, que garantiu que as empresas continuassem contratando e os profissionais se recolocando no mercado, sem precisar, nem mesmo de entrevista final presencial, o que era comum antes da Covid-19”, afirma afirma Lachlan de Crespigny, cofundador da Revelo.
Além disso, esse mês, foi lançado também o novo app Revelo que aumenta em até 6x a velocidade de resposta entre recrutadores e candidatos uma vez que toda a comunicação fica ao toque de um botão. “O aplicativo é exclusivo para candidatos cadastrados na plataforma e está disponível apenas para sistema operacional Android no momento, mas é uma inovação que priorizamos também por causa da pandemia uma vez que os celulares garantem mais agilidade na busca por emprego”, complementa Lach.
A demanda sobre a área de tecnologia refletiu diretamente para funções em Business Intelligence, em funções como Analista de Dados, Analista de Performance, Data Engineer e Data Science. Já em TI, funções como Administração de base dados, Administração de sistema, DevOps, Infraestrutura e segurança da informação são as mais demandadas. A Revelo cobre serviços voltados para empresas de outros setores mais tradicionais, que buscam aumentar a velocidade na contratação, e startups em fase de lançamento e expansão, o que é uma tendência digital para o setor de RH.
“O aumento da demanda por profissionais de tecnologia é algo que já prevíamos, em especial em um momento de necessidade de adequação na forma de trabalhar e da necessidade de digitalização das empresas”, finaliza o executivo.
A Revelo,  Startup de Recursos Humanos da América Latina, oferece uma plataforma completa para busca, recrutamento e seleção de pessoas. Com sua tecnologia, conecta candidatos às vagas de forma ágil e humanizada. Em 2019, arrecadou mais de 90 milhões de reais em rodadas de investimento e se tornou a empresa mais investida do setor na história do Brasil. Entre os principais clientes da Revelo estão: XP Inc, Natura, B2W Digital, Mercado Livre e Localiza. A marca é considerada uma das mais inovadoras do País de acordo com a Startups To Watch – escolhida pela Fischer Ventures, listada na Forbes como uma das principais startups brasileiras para ficar de olho.
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.