book_icon

Ambiente colaborativo entre entidades é o futuro da cibersegurança

Ambiente colaborativo entre entidades é o futuro da cibersegurança

A Huawei promoveu um seminário internacional de cibersegurança para convidados. O Huawei TechTalk – Online Cybersecurity é uma iniciativa da empresa mundial em equipamentos e soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para incentivar um ecossistema mais colaborativo, demonstrando que o tema cibersegurança é sua prioridade.
Entre os especialistas participantes, esteve o consultor internacional em cibersegurança Johannes Drooghaag. Em sua palestra, baseada no estudo “2019 Cyber Breach Data”, Drooghaag afirma que 91% das brechas provocadas no setor de cibersegurança vêm de erros humanos. Os erros estão concentrados principalmente em dois setores separados pelo estudo: administração (com 47% dos erros totais) e configuração (com 32% dos erros totais). Dentro de administração, 21% das brechas totais vêm do uso de sistemas obsoletos, enquanto dentro de configuração, 8% dos erros totais vem de procedimentos onde códigos são copiados e colados de maneira inadequada.
Drooghaag também aponta para defasagem no treinamento dos profissionais, em decorrência muitas vezes do uso de sistemas obsoletos: “Cerca de 23% dos profissionais de cibersegurança admite que não está atualizado em seu treinamento – se o seu último treinamento foi realizado há 5 anos, você não está atualizado, o que corrobora com os erros”, afirmou.
O consultor coloca a estratégia do “same boat” (todos no mesmo barco) como vital para a cibersegurança global. “A indústria da tecnologia deveria atuar como um verdadeiro ecossistema, colaborando para que haja transferência de conhecimento e habilidades, softwares de correção, testes, auditorias e padrões comuns. A ausência de colaboração é uma séria ameaça não só para a cibersegurança, mas também à inovação, aos padrões comuns de transações comerciais e, consequentemente, ao crescimento econômico”, concluiu.
Huawei tem página especial para ocorrências
Andy Purdy, diretor de Segurança da Huawei nos EUA, concorda com os pontos abordados pelo especialista Johannes Drooghaag. Para Purdy, a Huawei sempre tem na cibersegurança a sua prioridade: “Acreditamos que a segurança é vital para a continuidade dos negócios e, por isso, estamos sempre ouvindo o feedback de nossos clientes”.
Por isso, a Huawei mantém uma página especial para consulta de reports oficiais sobre o tema, abertos para consulta geral e também um endereço de email para que usuários possam reportar possíveis ocorrências.
Consulte a página do Huawei Product Security Incident Response Team (PSIRT) para mais informações: https://www.huawei.com/en/psirt

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.