book_icon

FI Group: segurança de dados e recuperação de sistemas no trabalho remoto

Sempre acreditamos nas práticas de segurança de informação à distância
FI Group: segurança de dados e recuperação de sistemas no trabalho remoto

O FI Group, consultoria multinacional especializada na gestão de incentivos fiscais e financiamento à Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), conta atualmente com duas certificações: ISO 9001 e ISO 27001, que garantem a segurança dos dados e a correta recuperação de sistemas e processos no trabalho remoto. Em decorrência da pandemia do Coronavírus, consultoria multinacional conta com total preparação para adoção de home office, seguindo as melhores práticas e as rígidas recomendações do selo ISO.
A certificação ISO 27001 (Sistema de Segurança da Informação) caracteriza-se pelo conjunto de normas e recomendações para melhorias de processos relacionados à segurança da informação. Já a ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), consiste em um sistema de gestão que visa garantir a otimização de processos e maior agilidade nos serviços prestados. As certificações reforçam o reconhecimento nacional e internacional do FI Group quanto à qualidade dos serviços prestados, boas práticas de gestão, maior desenvolvimento dos colaboradores, além de propiciar condições para a maior competitividade da companhia no mercado. Além disso, possibilitam que o FI Group identifique riscos e oportunidades de seus processos para tratamento prévio, evitando um impacto negativo nos negócios.
De acordo com o Diretor de Operações do FI Group, António Marques, contar com essas certificações neste momento crítico é de extrema importância, levando em consideração que as empresas estão orientando seus colaboradores a trabalharem remotamente em decorrência da pandemia causada pelo Covid 19. “A ISO 27001 estabelece diretrizes para garantir a segurança dos sistemas de informação das empresas no âmbito de home office, tendo em vista, principalmente, mecanismos de segurança de dados acerca de vazamentos ou invasões”, explica. Marques reforça que além da companhia estar dentro dos parâmetros da norma, conta também com tecnologias de segurança a nível profissional para que os colaboradores possam desempenhar suas funções rotineiras da maneira mais segura possível.
O executivo acrescenta que as empresas que possuem tal certificação têm se destacado no mercado, pois reforçam a preocupação em seguir procedimentos padrões e sistemáticas para garantir a melhoria contínua de seus sistemas de gestão de qualidade e integridade dos dados, mostrando cautela não apenas com a qualidade do serviço prestado, mas também com a regulamentação.
Além disso, Marques esclarece que a companhia está totalmente preparada para trabalhar em home office. “Nossas práticas e conscientização dos colaboradores são frequentes. Por isso, sempre tivemos uma visão de incentivo ao home office, (seguindo a legislação trabalhista de teletrabalho) com diversas orientações e proteções com relação à segurança de dados”, afirma.
Segurança de dados no local do home office
Segundo Marques, existem atualmente no FI Group, camadas de proteção para riscos externos e internos que foram adotadas de acordo com as recomendações da ISO 27001. “Possuímos a estrutura adequada de segurança tanto para nossos servidores, quanto para o meio de conexão a eles, que só é permitido por membros da empresa. Esses processos nos tranquilizam com relação à segurança dos dados tramitados, assim como em relação à preservação da saúde de nossos colaboradores, que estão trabalhando em home office”, esclarece.
Além disso, o FI Group utiliza o software de conexão VPN que está diretamente interligado as políticas de segurança, consequentemente aplicando ao usuário em casa. “Além de buscarmos a melhoria contínua nos processos tanto da ISO 9001 quanto da ISO 27001, nós realizamos frequentemente uma conscientização sobre segurança da informação para que os nossos colaboradores estejam alerta a possíveis ataques”, enfatiza.
Marques reforça que a cultura do FI Group contribui muito para o funcionamento de todas as diretrizes relacionadas à segurança de dados, seja em ambiente interno ou externo. “Sempre acreditamos nas práticas de segurança de informação à distância. Antecipamo-nos com métodos de prevenção ao Covid 19 para proteger, principalmente, nossos colaboradores e clientes, pois a saúde e o bem-estar de todos sempre será nossa maior prioridade”, finaliza o executivo.
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.