book_icon

O cenário da comunicação unificada nas empresas em 2020

As empresas estão, cada vez mais, apostando em novas soluções que visam a produtividade e a redução de custos, como instituir o home office e realizar reuniões à distância, optando por escritórios cada vez menores.
Com os avanços tecnológicos, tendo em vista esse atual cenário do mercado de trabalho, as organizações tendem a se afastar dos serviços tradicionais de comunicação, preferindo utilizar uma a comunicação unificada (UC), uma forma de integrar ferramentas como mensagens instantâneas, voz e vídeo, resultando também na facilidade da troca de informações entre colaboradores de uma mesma empresa ou com seus parceiros.
A comunicação unificada traz muitos benefícios e agilidade nos processos e pode ser aplicada em organizações de diversos segmentos. Duas verticais em crescimento nesse mercado são a teleaudiência e a telemedicina, que, apesar de diferentes áreas de atuação, ambas tratam de tecnologias modernas que facilitam a disseminação da informação, anulando a necessidade de deslocamento entre pessoas e usuários dos serviços.
Em 2020, dentre as opções que o mercado oferece e analisando o comportamento das empresas nos últimos anos, acredito que o ideal seja apostar em soluções “MultiJoin”, plataformas unificadas de comunicação que possui um recurso inerente que transforma os equipamentos de videoconferência para as salas de reuniões em ambientes agnósticos, permitindo a integração com qualquer plataforma convencional de mercado como o Microsoft Teams, Blue Jeans, Zoom , Cisco Webex e outros.
As plataformas em nuvem oferecem mais produtividade e custos reduzidos, pois o sistema opera dentro de uma infraestrutura compartilhada, além de melhorar o aproveitamento dos investimentos, eliminando a necessidade de compra de hardware, espaço físico e reduzindo custos de manutenção da estrutura de videoconferência. Além disso, não é necessário que a área de TI da organização fique responsável por ajustes e falhas, já que essas plataformas apresentam um suporte técnico inerente.
O mercado tem exigido que as empresas invistam, cada vez mais, de dentro para fora, pois é a partir de bons processos internos que conseguem se estruturar, crescer e se posicionar. Soluções para reduzir os custos devem ser implementadas sem que atrapalhem os processos dos colaboradores e a comunicação unificada existe para combinar estes dois fatores, resultando em bons ganhos para as organizações.
Por Rafael Gomes, Sales Engineer Latam – Seal Telecom

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.