Em meio à crise relacionada ao Covid-19, setores considerados essenciais não podem parar de funcionar. Somente farmácias, hospitais, supermercados, deliveries, clínicas médicas, postos de combustíveis, indústrias e outros serviços básicos têm autorização para seguir com suas operações durante o período de isolamento social. Veja alguns exemplos de como empreendimentos dos setores essenciais estão orientando funcionários e seguindo em funcionamento durante a quarentena.
ERP na nuvem
Preocupada com a continuidade da operação dos seus clientes durante os tempos de home office, a WK Sistemas, empresa de Blumenau que desenvolve um software de gestão de empresas (ERP) 100% integrado e com foco na autonomia dos usuários, está oferecendo gratuitamente 3 meses do serviço de hospedagem do ERP Radar Empresarial na Nuvem WK para os usuários que já são aderentes às condições de operação da plataforma. Com o software totalmente hospedado na nuvem, as equipes podem trabalhar remotamente de forma segura e com o mesmo acesso à todas as facilidades do sistema. A medida foi implementada para ajudar a facilitar o trabalho das empresas que precisam continuar ativas mesmo com as medidas de isolamento, e diminuir os impactos trazidos pelo coronavírus.
Cartilha de orientações
Segundo o diretor de mercado da operadora catarinense Unifique, Jair Francisco, houve um aumento de 40% na demanda de rede em função dos home offices forçados neste período de quarentena. “Assim como todas atividades de primeira necessidade ou essenciais, o setor telecomunicação não é diferente. A comunicação, principalmente a internet facilita a situação de quem está em casa, seja através da possibilidade de trabalho remoto, se comunicar com amigos e familiares e até mesmo para lazer”. Francisco conta que todos os técnicos externos receberam um treinamento com plano de contingência do coronavírus, sendo orientados sobre precaução e higienização ao entrar em atendimentos domiciliares ou empresariais, como fazer o uso de luvas e o descarte correto. “Orientamos sobre o uso de álcool gel, óculos de acrílico, trajes anti chamas e até sobre a distância segura no procedimento de assinatura do contrato com o cliente”. Os técnicos também receberam uma cartilha, contendo todas as informações do protocolo de segurança a ser seguido nesse período de contenção.
Padronização para seguir normas de higiene
Pensando nos setores que não podem parar suas atividades e necessitam manter-se adequados às normas sanitárias dos órgãos de saúde, a startup Checklist Fácil — que promove a eficiência operacional nas empresas por meio de um software de checklists e planos de ação para o gerenciamento de processos — lançou em seu sistema, um checklist padrão, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. O objetivo é auxiliar supermercados, farmácias e postos de gasolina na gestão de não conformidades neste momento de crise na saúde. Além disso, a empresa está oferecendo desconto de 50%, para estes setores, nos três primeiros meses de aquisição da ferramenta.
Mantendo os serviços financeiros
Os prestadores de serviços financeiros também precisaram adaptar seu atendimento para enfrentar a pandemia de coronavírus. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) orienta que os grupos de risco tenham prioridade no atendimento presencial, os demais devem usar exclusivamente os canais digitais. Para as empresas, uma saída é a automação dos pagamentos. “Os serviços financeiros são essenciais, hoje a tecnologia permite que as empresa continuem pagando seus fornecedores mesmo em regime do home office. Automatizar os pagamentos agiliza os processos internos e permite que a empresa continue operando”, explica Guilherme Verdasca, CEO da Transfeera, startup open banking. Para as pessoas físicas, Verdasca recomenda, assim como a Febraban, utilizar os meios digitais: “com contas digitais, oferecidas por fintechs, por exemplo, o usuário consegue fazer transferências e pagamentos via aplicativo, até mesmo abrir a conta, se for necessário, sem tantas burocracias”.
Assinatura por voz na logística
Do segmento de transporte e logística o destaque vem da Diálogo Logística, que lançou em seu aplicativo um recurso inédito entre as transportadoras brasileiras e vai permitir aos consumidores a assinatura do recebimento de produtos por comando de voz. A tecnologia serve como alternativa de segurança para que os clientes evitem o contato direto com o celular do entregador, reduzindo riscos de contágio durante o serviço. De acordo com Ricardo Hoerde, CEO da Diálogo, a funcionalidade é prática e mais ágil que a assinatura física, porque o sistema de gravação é acionado pelo entregador a uma distância segura do receptor, que confirma a entrega por voz e imediatamente gera um comprovante automático. Outras iniciativas no APP, usado por mais de mil entregadores nas regiões Sul e Sudeste, incluem “pop-ups” com orientações de higiene e de segurança como o uso de álcool em gel durante as entregas. A novidade foi bem recebida por clientes e entregadores, que relatam maior agilidade no processo de entrega e se sentem mais confortáveis e protegidos.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo