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Coronavírus: empresas de tecnologia oferecem soluções para setores essenciais

Para garantir o funcionamento dentro das medidas restritivas em prevenção ao contágio do novo coronavírus, empresas tiveram que se adaptar para continuar oferecendo seus serviços de forma segura para clientes e equipes
Coronavírus: empresas de tecnologia oferecem soluções para setores essenciais

Em meio à crise relacionada ao Covid-19, setores considerados essenciais não podem parar de funcionar. Somente farmácias, hospitais, supermercados, deliveries, clínicas médicas, postos de combustíveis, indústrias e outros serviços básicos têm autorização para seguir com suas operações durante o período de isolamento social. Veja alguns exemplos de como empreendimentos dos setores essenciais estão orientando funcionários e seguindo em funcionamento durante a quarentena.
ERP na nuvem
Preocupada com a continuidade da operação dos seus clientes durante os tempos de home office, a WK Sistemas, empresa de Blumenau que desenvolve um software de gestão de empresas (ERP) 100% integrado e com foco na autonomia dos usuários, está oferecendo gratuitamente 3 meses do serviço de hospedagem do ERP Radar Empresarial na Nuvem WK para os usuários que já são aderentes às condições de operação da plataforma. Com o software totalmente hospedado na nuvem, as equipes podem trabalhar remotamente de forma segura e com o mesmo acesso à todas as facilidades do sistema. A medida foi implementada para ajudar a facilitar o trabalho das empresas que precisam continuar ativas mesmo com as medidas de isolamento, e diminuir os impactos trazidos pelo coronavírus.
Cartilha de orientações
Segundo o diretor de mercado da operadora catarinense Unifique, Jair Francisco, houve um aumento de 40% na demanda de rede em função dos home offices forçados neste período de quarentena. “Assim como todas atividades de primeira necessidade ou essenciais, o setor telecomunicação não é diferente. A comunicação, principalmente a internet facilita a situação de quem está em casa, seja através da possibilidade de trabalho remoto, se comunicar com amigos e familiares e até mesmo para lazer”. Francisco conta que todos os técnicos externos receberam um treinamento com plano de contingência do coronavírus, sendo orientados sobre precaução e higienização ao entrar em atendimentos domiciliares ou empresariais, como fazer o uso de luvas e o descarte correto. “Orientamos sobre o uso de álcool gel, óculos de acrílico, trajes anti chamas e até sobre a distância segura no procedimento de assinatura do contrato com o cliente”. Os técnicos também receberam uma cartilha, contendo todas as informações do protocolo de segurança a ser seguido nesse período de contenção.
Padronização para seguir normas de higiene
Pensando nos setores que não podem parar suas atividades e necessitam manter-se adequados às normas sanitárias dos órgãos de saúde, a startup Checklist Fácil — que promove a eficiência operacional nas empresas por meio de um software de checklists e planos de ação para o gerenciamento de processos — lançou em seu sistema, um checklist padrão, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. O objetivo é auxiliar supermercados, farmácias e postos de gasolina na gestão de não conformidades neste momento de crise na saúde. Além disso, a empresa está oferecendo desconto de 50%, para estes setores, nos três primeiros meses de aquisição da ferramenta.
Mantendo os serviços financeiros
Os prestadores de serviços financeiros também precisaram adaptar seu atendimento para enfrentar a pandemia de coronavírus. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) orienta que os grupos de risco tenham prioridade no atendimento presencial, os demais devem usar exclusivamente os canais digitais. Para as empresas, uma saída é a automação dos pagamentos. “Os serviços financeiros são essenciais, hoje a tecnologia permite que as empresa continuem pagando seus fornecedores mesmo em regime do home office. Automatizar os pagamentos agiliza os processos internos e permite que a empresa continue operando”, explica Guilherme Verdasca, CEO da Transfeera, startup open banking. Para as pessoas físicas, Verdasca recomenda, assim como a Febraban, utilizar os meios digitais: “com contas digitais, oferecidas por fintechs, por exemplo, o usuário consegue fazer transferências e pagamentos via aplicativo, até mesmo abrir a conta, se for necessário, sem tantas burocracias”.
Assinatura por voz na logística
Do segmento de transporte e logística o destaque vem da Diálogo Logística, que lançou em seu aplicativo um recurso inédito entre as transportadoras brasileiras e vai permitir aos consumidores a assinatura do recebimento de produtos por comando de voz. A tecnologia serve como alternativa de segurança para que os clientes evitem o contato direto com o celular do entregador, reduzindo riscos de contágio durante o serviço. De acordo com Ricardo Hoerde, CEO da Diálogo, a funcionalidade é prática e mais ágil que a assinatura física, porque o sistema de gravação é acionado pelo entregador a uma distância segura do receptor, que confirma a entrega por voz e imediatamente gera um comprovante automático. Outras iniciativas no APP, usado por mais de mil entregadores nas regiões Sul e Sudeste, incluem “pop-ups” com orientações de higiene e de segurança como o uso de álcool em gel durante as entregas. A novidade foi bem recebida por clientes e entregadores, que relatam maior agilidade no processo de entrega e se sentem mais confortáveis e protegidos.

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