book_icon

Sonda cria suíte de aplicativos fiscais e de comércio exterior

Solução é fruto de projeto inovador, desenvolvido com os próprios clientes usuários
Sonda cria suíte de aplicativos fiscais e de comércio exterior

software livre aplicativosA Sonda, empresa de serviços de TI da América Latina, desenvolveu uma suíte de aplicativos com soluções fiscais e de comércio exterior. O processo de criação levou dois anos em Pesquisa e Desenvolvimento e segue a tendência brasileira de propor um fisco cada vez mais digital.
Os aplicativos automatizam e atendem o maior número possível de demandas de pequenas, médias e grandes empresas e alguns foram desenvolvidos em parceria com os próprios clientes, em formato de cocriação.
“A Sonda é referência em desenvolvimento de software pelo histórico de mais de 20 anos de atuação da antiga Procwork. Evoluímos o que já tínhamos dentro de casa, combinando softwares campeões de mercado com novas propostas focadas em facilitar o trabalho das empresas. Assim nasceu a nossa suíte de aplicativos”, explica Caio Silva, vice-presidente de Aplicativos da Sonda.

A suíte é composta por quatro softwares. No segmento fiscal, o Comply atua como ferramenta de governança e compliance fiscal e o Comply Analytics exerce a função de inteligência de mercado, exibindo os dados via Power BI, com painéis segmentados por necessidades específicas, navegação com poucos cliques, 25 indicadores e flexibilidade de utilização  

Mesmo grandes operações, com estruturas complexas, atingiram mais de 90% de automação em suas obrigações fiscais com a utilização dos aplicativos. “Esse índice demonstra mais produtividade e capacidade de mitigação de riscos para as empresas, mas foi possível atingi-lo somente porque o desenvolvimento das soluções focou no usuário, com interface intuitiva e de fácil uso. Esse diferencial contribui para a adoção das ferramentas dentro do cliente”, explica o executivo.
A suíte é composta por quatro softwares. No segmento fiscal, o Comply atua como ferramenta de governança e compliance fiscal e o Comply Analytics exerce a função de inteligência de mercado, exibindo os dados via Power BI, com painéis segmentados por necessidades específicas, navegação com poucos cliques, 25 indicadores e flexibilidade de utilização. Complementando a área fiscal, o Gallery integra a suíte com análise por meio de processamento em tempo real, gráficos e KPIs, apuração de impostos e demais obrigações, em uma única interface. Ele é totalmente integrado aos sistemas de gestão empresarial e ao TDF, plataforma de gestão fiscal da SAP.
Já para o setor de comércio exterior, o aplicativo CE+ reúne as funcionalidades de importação, exportação, câmbio, drawback e Siscoserv, com a vantagem de estar disponível em inglês, espanhol e português. “É uma solução madura e certificada pela SAP para gerenciamento de tudo o que envolve comércio exterior e já conta com 120 clientes, de agronegócio, varejo, oil and gas e manufatura”, comenta o vice-presidente de Aplicativos da Sonda.
Os aplicativos completam a suíte ao se unirem com o TP One, que gerencia e regula o preço das operações de exportação de empresas com domicílio no Brasil, e ao Comply e-Docs, software de mensageria NF-e, NFS-e e CT-e. Todos os aplicativos funcionam como serviço (SaaS).
O mercado brasileiro de software é o nono maior do mundo. A última pesquisa publicada pela Associação Brasileira de Empresas de Software revelou uma movimentação de R$ 10,67 bilhões, em 2018, mas apenas 21% desse total foram soluções desenvolvidas no mercado doméstico. Todos os softwares da Sonda foram desenvolvidos no Brasil.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.