book_icon

Conheça as três maiores tendências tecnológicas para setor jurídico no ano de 2020

Tecnologia ganha força na área de direito em 2020. Empresas do setor apostam em soluções digitais para melhorar os resultados
Conheça as três maiores tendências tecnológicas para setor jurídico no ano de 2020

Com o avanço tecnológico diversas profissões estão se adaptando à realidade do mundo digital e o setor jurídico é um deles. Cada vez mais empresas e escritórios de advocacia estão apostando em novas alternativas para agilizar e melhorar a rotina de trabalho.
Segundo relatório Gartner, empresa mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, em dois anos os gastos com tecnologia jurídica irão aumentar em 50%, mostrando que esse setor pode sofrer uma grande mudança. Essas tecnologias aos poucos estão chegando ao Brasil, por isso listamos as 3 tendências tecnológicas do setor jurídico para 2020.
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial está presente em vários setores e na área jurídica não seria diferente. Softwares já utilizam a IA para facilitar o trabalho de advogados, os poupando de trabalhos repetitivos e ajudando com processos, gerenciando tarefas e atendimentos, capturando processos pelo número da OAB e armazenando dados de forma mais segura. Além de facilitar o trabalho do advogado, a Inteligência Artificial tem uma taxa de acerto de 90% em relação aos seres humanos que chega a 50%. Apesar das vantagens que essa nova tendência traz, ela não tomará o lugar do advogado como muitos pensam e sim, ajudará o profissional com suas tarefas para entregar um melhor resultado.
Lawtechs e Legaltechs
As startups de direito, chamadas de Lawtechs, estão crescendo rapidamente no Brasil. Com o intuito de facilitar a vida do profissional de direito, essa nova tecnologia tem sido fundamental para que escritórios de advocacia tenham mais agilidade ao lidar com processos jurídicos. Previdenciarista (previdenciarista.com) – plataforma de conteúdo que auxilia a atualização do advogado previdenciário – por exemplo, ajuda a realizar cálculos de benefícios previdenciários em minutos, o que evita erros e economiza tempo. Segundo a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), de 2017 a 2019, o número de empresas desse setor aumentou em 300% e a tendência é que cresça ainda mais em 2020. Hoje, essas startups já atuam nas subáreas e subgêneros do Direito. Assim como fez as fintechs no setor de finanças, as lawtechs é mais uma ferramenta para ajudar o profissional da área de direito.
Cibersegurança
A cibersegurança é uma das maiores tendências do setor para o ano de 2020. Com os hackers por todas as partes no mundo digital, firewalls, antivírus e sistemas de proteção não são totalmente seguros e uma tecnologia especializada em segurança digital se faz necessária. A proteção dos dados é fundamental no setor jurídico, já que o sigilo das informações de clientes é a base do trabalho do advogado. Mesmo que nos últimos anos não tenham muitos casos no Brasil, é preciso ter cuidado, pois os crimes cibernéticos crescem no mundo inteiro. Hoje em dia, o escritório que não usa essa tecnologia está um passo atrás dos demais.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.