book_icon

Equipe de Robótica Brasileira ganha competição nos Estados Unidos

Equipe DROID conquistou o primeiro lugar na categoria Balancer Race da Robogames 2018
Equipe de Robótica Brasileira ganha competição nos Estados Unidos

A equipe brasileira DROID (Divisão De Robótica Inteligente), formada por alunos de diversos cursos da Universidade de Brasília, foi campeã na categoria Balancer Race na maior competição internacional de robótica, a Robogames. A 14ª edição do evento, que tem como foco principal  as lutas de robôs, aconteceu em Pleasaton, cidade perto de São Francisco, Califórnia (EUA) entre os dias 27 e 29 de abril de 2018.

A Equipe DROID, em seu primeiro ano nesta categoria, completou o desafio em 6,31 segundos e, com os desafios adicionais, teve um tempo final reduzido para 1,893 segundos

A equipe brasileira foi formada pelos alunos da UnB Luan Haickel Araújo, Bruno Andreghetti Dantas, Bruno Takashi Tengan, Gabriel Vieira de Arimatéa e Miguel Eduardo Gutierrez dos cursos de engenharia mecatrônica, elétrica, mecânica e ciência da computação.

O time conseguiu o primeiro lugar na categoria Balancer Race, que consiste em uma corrida de robôs estaticamente instáveis, ou seja, robôs que precisam estar ligados para permanecerem de pé.

De acordo com as regras da competição, os robôs necessitam estar equilibrados sobre apenas uma ou duas rodas ou sobre uma esfera. Para completar o desafio, o robô deve percorrer uma distância de 6 metros e, no final do trajeto, permanecer parado.

A pontuação final é proporcional ao tempo em que o robô completou o desafio, logo, a equipe com a menor pontuação ganha. Os competidores podem também selecionar alguns desafios adicionais, como passar por rampas, redutores de velocidade ou desviar de cones. Esses desafios possuem fatores multiplicativos  que diminuem o tempo total de percurso.

A Equipe DROID, em seu primeiro ano nesta categoria, completou o desafio em 6,31 segundos e, com os desafios adicionais, teve um tempo final reduzido para 1,893 segundos, garantindo o primeiro lugar entre equipes dos Estados Unidos, México, e Egito.

Os membros da equipe focam em trabalhar com robótica autônoma e participar de competições que pertencem a esta área. Além da Robogames, a equipe participa da competição latino-americana (LARC), na qual também possui muitos títulos. A DROID recebe o apoio da universidade, em especial, da Faculdade de Tecnologia e de seus patrocinadores, a AUTOTRAC, a TEDTEC e a DRON para realizar seus projetos e viagens.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.