book_icon

Cresce o uso do Open Source empresarial

Estudo aponta que em todo o mundo, companhias consideram a tecnologia fundamental para garantir segurança e melhor gestão da computação em nuvem
Cresce o uso do Open Source empresarial

A Red Hat, Inc., empresa global em soluções open source, realizou um estudo com 950 líderes da área de TI em todo o mundo para entender como a tecnologia de código aberto é vista no universo corporativo. A pesquisa O Estado do Open Source 2019: um relatório da Red Hat, apontou um crescimento do uso do open source empresarial, que se tornou a escolha padrão dos departamentos de TI em categorias historicamente mais associadas à tecnologia proprietária.
Para mais de 95% dos entrevistados o open source é fundamental para a estratégia de software de infraestrutura empresarial de suas organizações. Especialmente na América Latina, os executivos esperam um aumento no uso dessas tecnologias: 85% deles afirmaram que desejam ampliar o uso do open source nas empresas para as quais trabalham.

As três principais áreas em que o open source empresarial está sendo usado hoje são Segurança, ferramentas de gestão de Cloud e Bancos de Dados. Na América Latina, a tecnologia ajuda na modernização de Infraestrutura de TI, no Desenvolvimento de aplicações e no DevOps

As organizações que usam open source empresarial estão percebendo diversos benefícios. Em uma importante mudança em relação à pesquisa anterior, os respondentes disseram que a melhor qualidade do software (33%) foi a principal razão pela qual escolheram o open source, seguida do custo total de propriedade (30%) e melhor segurança (29%).

Expansão acelerada
Os respondentes disseram que atualmente 36% das soluções de software de suas organizações são open source empresarial e esperam que esse número chegue a 44% em dois anos. Na mesma pesquisa, em 2018, mais da metade (55%) das soluções de software usadas pelos líderes de TI ouvidos era proprietária. Em 2019, a proporção caiu para 42%, número que deve baixar ainda mais, chegando a menos de 32% em dois anos.

Os líderes de TI pesquisados compartilharam que as três principais áreas em que o open source empresarial está sendo usado hoje são Segurança (52%), ferramentas de gestão de Cloud (51%) e Bancos de Dados (49%). Na América Latina, a tecnologia ajuda na modernização de Infraestrutura de TI (63%), no Desenvolvimento de aplicações (51%) e no DevOps (41%).

Open source empresarial e Cloud híbrida
A computação em nuvem se tornou uma parte integral da estratégia corporativa e da arquitetura de TI para empresas. De acordo com o estudo da Red Hat, 63% dos entrevistados têm hoje uma infraestrutura de Cloud híbrida. Daqueles que ainda não aderiram à nuvem, 54% planejam ter uma infraestrutura de Cloud híbrida nos próximos 24 meses.

Com a Cloud desempenhando um papel cada vez maior na TI, os líderes estão buscando o open source para ajudá-los a construir suas plataformas: 83% consideram que a tecnologia de código aberto empresarial tem contribuído muito para ampliar a capacidade de suas organizações de aproveitar arquiteturas de Cloud.

Serviço
https://www.redhat.com/en/enterprise-open-source-report/2020

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.