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Cinco dicas para profissionalizar o seu negócio em 2020

São pessoas que empreendem porque precisam ter uma fonte de renda ou contornar alguma dificuldade financeira
Cinco dicas para profissionalizar o seu negócio em 2020

Abrir o próprio negócio para fugir do desemprego tem sido uma alternativa para muitos brasileiros – segundo dados do Sebrae, desde 2016, cerca de 11,1 milhões de empresas nasceram por necessidade, no Brasil.
Dentro deste contexto, muitos microempresários vão tocando tudo na informalidade. Porém, a médio e longo prazo, isso pode comprometer a existência do negócio – ainda mais diante dos sinais de retomada da economia, que acelera a competitividade. A Sage, empresa que atua no mercado em soluções de gestão na nuvem, preparou algumas dicas para empreendedores que desejam melhorar a performance e se profissionalizar em 2020.
1. Tenha um CNPJ
O primeiro passo, e um dos mais importantes, é a abertura do CNPJ. Para desburocratizar esse processo, o Governo Federal criou a categoria Microempreendedor Individual (MEI) para profissionais autônomos que faturam até R$ 81 mil anualmente.
O processo é simples e rápido e o cadastro é feito gratuitamente no Portal do Empreendedor. Com a empresa aberta, você paga a contribuição mensal (DAS), um imposto acessível e com valor fixo, ou seja, é possível se programar para não ser surpreendido no final do mês.
Com o CNPJ, você passa a ser uma pessoa jurídica e desfruta de benefícios como: facilidade para abrir uma conta bancária, acesso à linha de crédito com juros mais baixos, benefícios do INSS e emissão de notas fiscais.
2. Organize as finanças
Separar as contas pessoais das finanças da empresa é essencial para profissionalizar o negócio. Com o CNPJ, é possível abrir uma conta bancária apenas para administrar o seu empreendimento. Isso vai trazer ganhos significativos para a gestão, acredite!
Outro ponto importante é aprender o conceito de fluxo de caixa. É preciso entender como funciona o seu ritmo de contas a pagar e a receber. Por exemplo, se você paga os fornecedores todo dia 15, mas recebe dos seus clientes apenas no dia 25, fica 10 dias com as finanças negativas e pagando juros no banco. Ou seja, é hora de mudar a data de vencimento e renegociar os prazos de pagamentos.
3. Adote a tecnologia certa
O empreendedor é um exército de um homem só. Vamos imaginar o dia a dia do dono de uma pequena lanchonete: ele faz os pedidos de insumos, atende o cliente, prepara o lanche, passa o cartão na maquininha, lava a louça, limpa as mesas e por aí vai. Após o expediente é a hora de fechar o caixa, pensar em uma estratégia de marketing para vender mais lanches, calcular a quantidade de hambúrgueres necessária para o próximo dia e etc. Ufa!
Para otimizar essa rotina, já existem tecnologias simples e acessíveis, mas antes de adotá-las, é necessário entender quais são os seus maiores gargalos. É reduzir custos? Ter uma solução que controle o seu estoque pode te ajudar a dimensionar melhor as compras e evitar desperdícios de mercadoria. Você perde clientes porque não consegue coordenar a ordem de pedidos? Uma ferramenta de senha é uma saída interessante para organizar o atendimento.
Enfim, é importante entender quais são as suas dificuldades para depois partir em busca de uma tecnologia que seja aderente à sua realidade. Ela tem que ser pensada para facilitar e não criar mais um processo ou uma dificuldade a mais.
4. Entenda a sazonalidade do seu setor
Você conhece a sazonalidade do mercado em que atua? Se não, é hora de entender direitinho quais são os períodos de altas e baixas e se preparar para cada um deles. Um erro comum de muitos empresários é buscar a saída para os problemas quando eles já estão acontecendo. Ter negócio estruturado envolve planejamento prévio, é estar sempre um passo a frente. A fase é de bonança? Então, poupe para os dias mais difíceis.
Voltando ao dono da pequena lanchonete, se o estabelecimento fica próximo à uma faculdade, por exemplo, nas férias ele terá que repensar a estratégia, já que as vendas diminuirão. Para atravessar esse período com o saldo positivo, ele terá que investir em promoções de combos (sanduiche, refrigerante e batata) ou até mesmo apostar em cupons de descontos nos aplicativos de delivery – o movimento presencial diminuiu, mas ele pode vender mais online.
5. Conheça o seu cliente
Os clientes são e sempre serão a razão de existir de uma empresa e profissionalizar o seu negócio envolve pensar na forma como você conduz esse relacionamento. O bom gestor está sempre atento a demanda dos seus consumidores.
Para exemplificar, novamente levando em consideração o dono da lanchonete, se ele fizer uma pesquisa simples, pode descobrir, por exemplo, que quem frequenta o estabelecimento são apenas os alunos do curso de direito, enquanto na faculdade, os estudantes de educação física são a maioria. Será que não é hora de repensar o cardápio e incluir opções saudáveis para esse público?
E quando falamos de pesquisa, são ações simples que engajam as pessoas. Por que não uma campanha “responda a pesquisa e ganhe um brigadeiro”? Com um investimento baixo, é possível ter um conteúdo valioso para pensar na estratégia de marketing.

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