Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o setor de telecomunicações no Brasil fechou setembro de 2019 com 312,0 milhões de acessos, somados os serviços de telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga fixa e TV por assinatura. Houve redução de 2,8% de acessos nos últimos 12 meses, que em setembro de 2018 eram 321,1 milhões.
O serviço de banda larga fixa teve aumento de 6,5% em relação ao mesmo período de 2018. Os demais serviços caíram em número de acessos em relação ao ano passado: a telefonia móvel teve queda de 2,6%; a telefonia fixa, menos 8,7%; e a TV por assinatura reduziu 9,1%. Esses dados estão disponíveis nos Relatórios de Acompanhamento de 2019 e no Panorama Setorial de setembro de 2019, que trazem os seguintes destaques:
Telefonia Móvel
O pré-pago fechou o período com 53,3% dos celulares, contra 46,7% de pós-pagos. Ainda assim, continua a queda gradual do pré-pago e o consequente aumento do pós-pago: os celulares pós-pagos eram mais de 106 milhões, entre 228,16 milhões de acessos totais em setembro de 2019. A tecnologia 4G foi a única a apresentar crescimento no número de linhas, com 149,2 milhões de acessos em setembro, 19,8% a mais se comparado ao mesmo período de 2018. No total, houve redução 6,1 milhões de linhas (2,6%) nos últimos 12 meses, sendo que as grandes operadoras (aquelas que possuem individualmente ao menos 5% do mercado) perderam 6,2 milhões de acessos, enquanto as prestadoras de pequeno porte ganharam 106,3 mil.
Telefonia fixa
Com 34,8 milhões de acessos, o serviço fixo manteve a redução de linhas em setembro: foram menos 3,3 milhões de contratos nos últimos 12 meses. A queda foi mais acentuada nos acessos das concessionárias, que tiveram redução de 10,9% nos acessos, enquanto que as autorizações tiveram uma redução de 6,0% no mesmo período.
Banda larga fixa
Com aumento de 2,0 milhões de contratos em 12 meses: a banda larga fixa foi o único serviço que cresceu no período: de 30,9 milhões em setembro de 2018, para 32,9 milhões em setembro de 2019 (crescimento de 6,5%). Destaca-se o crescimento significativo da tecnologia de fibra ótica, que saiu de 16,8% do total de contratos do serviço em setembro de 2018, para 27,7% em 2019.
TV por assinatura
O serviço de TV paga perdeu 1,6 milhão de clientes (queda de 9,1%) em 12 meses. Em setembro de 2019, o serviço tinha 16,2 milhões de acessos, contra 17,8 milhões no mesmo período de 2018.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo