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Três dicas para os canais de distribuição aumentarem as vendas B2B

Quando o assunto é marcar presença onde o consumidor está, tudo pode ser bem desafiador
Três dicas para os canais de distribuição aumentarem as vendas B2B

Além de conhecer as tendências de mercado, para que uma venda seja bem-sucedida é preciso estar atento ao comportamento de quem compra, além de se manter alinhado ao plano estratégico da empresa.

No cenário B2B, o planejamento ainda é fundamental, entretanto exige algumas adaptações para que o objetivo do negócio seja, de fato, atingido. Diante dessa realidade, selecionei três dicas que podem ajudar o time de vendas no aumento dos resultados da organização:

1 – Entenda o negócio do seu cliente: É muito importante que o parceiro estude o negócio que ele pretende vender. Parece uma dica simples, mas essa pesquisa inicial facilita o esclarecimento de possíveis dúvidas que possam surgir na primeira conversa. É comum que nesta etapa, o cliente selecione as melhores ideias, então, demonstrar interesse na venda causa empatia e ajuda a conquistar credibilidade. Dessa maneira, o parceiro consegue se diferenciar dos outros players.

2 – Conheça as tecnologias do fabricante: Quando se tem especialização e conhecimento sobre o negócio e a tecnologia do fabricante, é possível ofertar uma solução mais assertiva para agregar valor ao cliente. Também procuramos adotar uma tecnologia ágil, que busca implementar soluções por fases, para que o cliente tenha resultados a curto prazo. Com a adesão mais rápida, o parceiro também é remunerado conforme as entregas.

3 – Ajude o cliente em toda cadeia de suprimentos: Engana-se quem pensa que Compras se resume a emissão de pedidos. A área de suprimentos deve ser estratégica e responsável por toda a cadeia de fornecimento. Com isso, as tecnologias das empresas devem permitir o gerenciamento de todo o processo da aquisição, incluindo a gestão de fornecedores (cadastro, avaliação, gestão de terceiros e de contratos, tanto na parte transacional, quanto na parte jurídica).

Como podemos ver, o processo de vendas tem se tornado cada vez mais importante nas empresas e um dos papéis do parceiro é fazer com que o cliente entenda rapidamente qual é a sua necessidade. Por isso, para ter uma venda produtiva, é importante que o canal tenha um conhecimento profundo sobre o negócio da empresa, crie relacionamento com a pessoa que está comprando e ofereça soluções eficazes ao fabricante.

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