book_icon

Pode Contar! O futuro da Certificação Digital em entrevista com Márcio Nunes

O programa Pode Contar! Produzido pela Valid Certificadora Digital, traz uma entrevista exclusiva sobre a utilização dos Certificados Digitais além das plataformas públicas, a evolução e os caminhos da Certificação Digital no Brasil
Pode Contar! O futuro da Certificação Digital em entrevista com Márcio Nunes

O convidado para o bate-papo Márcio Nunes, Diretor de Certificação Digital, CIO da Valid e vice-presidente da ANCD – Associação Nacional de Certificação Digital, ressaltou durante a entrevista que sempre quando é feito um acordo formal, com exigência de uma assinatura e reconhecimento em cartório, é possível substituir todo esse processo pela assinatura digital. Segundo o executivo, essa substituição requer o uso do certificado digital que traz benefícios para usuário, tais como agilidade, conveniência, proteção de dados, segurança e validade jurídica.

“Essa substituição pode ser feita para qualquer tipo de acordo, venda, compra, processo mercantil de troca de bens, criando efetivamente uma experiência onde pessoas remotamente conseguem concluir a formalização de uma transação financeira ou mercantil”, destaca Nunes.

A tecnologia por trás do certificado digital é requerida cada vez mais nas interações digitais envolvendo pessoas e equipamentos 

Sobre o futuro, o executivo ressalta que cada vez mais o certificado digital sai do contexto de cartão/token e o usuário passa a tê-lo na palma da mão com o celular. Essa experiência também acompanha a evolução do próprio uso do certificado digital, que se tornou um elemento importante de identificação de pessoas.

Cada vez mais haverá o uso massivo do certificado digital nas interações humanas e nas relações comerciais, quer seja para realizar transações diretamente com o Governo, transações entre pessoas ou empresas. “Sempre que houver a necessidade de a assinatura ter reconhecimento legal, basta assinar digitalmente com o certificado digital”, afirma Nunes.

Nunes finaliza a entrevista analisando que além de pessoas, já começamos a falar da utilização do certificado digital para objetos como, por exemplo, a legislação existente que prevê certificado digital para objetos metrológicos, tais como bombas de gasolina, equipamentos que de alguma forma precisam da identificação da pessoa jurídica que faz uso do dispositivo para garantir que o processo de pesagem, identificação e medição estejam adequados. “A tecnologia por trás do certificado digital é requerida cada vez mais nas interações digitais envolvendo pessoas e equipamentos”.

Assista a entrevista na íntegra pelo: https://www.youtube.com/watch?v=1r17v5yLaR0

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.