book_icon

SP3 agora integra plataforma de interconexão da Equinix

Solução promete resolver gargalos de disponibilidade, escalabilidade e de segurança na nuvem
SP3 agora integra plataforma de interconexão da Equinix

A Equinix, empresa global que oferece infraestrutura de data centers atualmente se posiciona como uma plataforma de interconexão. Sempre voltada para oferecer espaço e energia, acrescentou uma camada que interconectasse empresas, pessoas e negócios. Esta iniciativa foi o que realmente fez a empresa decolar. De acordo com os resultados do primeiro trimestre de 2019, as receitas vindas de serviços de interconexão seguem superando as de serviços de co-location, com crescimento total de mais de 340 mil interconexões. “São mais ou menos 34 cross connect, ou seja, mais de 30 negócios por cliente acontecendo em minutos, dentro da Equinix”, conta Eduardo Carvalho, diretor-geral da Equinix no Brasil.

Esses negócios só acontecem por conta da Equinix Cloud Exchange Fabric, ou ECX Fabric. É ela que faz acontecer a conexão direta e privada entre os clientes que utilizam a plataforma global da companhia. A novidade é que a ECX Fabric foi estendida e o International Business Exchange, ou simplesmente, IBX SP3, data center localizado em Santana de Parnaíba – SP, construído há dois anos, passa a integrar a rede de locais que operam com essa plataforma. ‘O Cloud Exchange Fabric está presente em todos os data centers da empresa, em São Paulo’. A companhia também anuncia a ampliação da digital edge em 12 data centers e 23 expansões ainda neste ano.

São fibras que conectam empresas dentro do data center, de forma rápida. As possibilidades são inúmeras entre provedores tradicionais de telecomunicações; provedores de sistemas em nuvem; armazenamento ou ainda, provedores de meios de pagamentos. Independentemente da vertical que atue, na ECX Fabric o cliente tem todas as possibilidades de se interconectar ‘com empresas de todos os continentes’, se tornar ágil para resolver questões para encarar a necessária transformação digital.

A companhia, desde sua fundação, já investiu mais de US$ 22 bilhões para desenvolver a sua plataforma global de interconexão para promover negócios digitais. De acordo com Carvalho, a empresa vai além de construir ou comprar data centers. “Integramos, investimos e criamos serviços, sempre em função de retornos que recebidos dos clientes, ao longo dos 20 anos”, destaca.
Conexão privada veloz
Desde o final dos anos 2000, até hoje, a Equinix aborda questões que dizem respeito à jornada para a nuvem e identificou, junto com cloud providers, gargalos – disponibilidade, escalabilidade e segurança – que impediam a migração em larga escala, se assim as empresas desejassem. “A interconexão, entendida como uma conexão privada entre dois ambientes, vem para agregar e resolver esses problemas”, afirma Felipe Brittes, gerente de negócios da Equinix no Brasil. Ele diz que os data centers da Equinix oferecem alta disponibilidade para garantir que a infraestrutura e a interconectividade com nuvens estejam sempre disponíveis.  “Além disso, no quesito escalabilidade, se for preciso passar um cabo ou crescer via circuitos virtuais, é muito rápido e muito fácil”, acrescenta.

Com os negócios se tornando cada vez mais digitais, o segmento de grandes empresas precisa seguir o mesmo caminho do financeiro e se adequar a todas as novas tecnologias, como Blockchain, Internet das Coisas, 5G, Inteligência Artificial. E o mercado enterprise é o principal alvo da Equinix.

Setor financeiro
Com a entrada do mercado financeiro na Era Digital, a empresa passou a construir data centers no entorno de bolsas de valores, já que cada segundo faz diferença. Seguindo os passos da matriz, a Equinix no Brasil o data center SP1 fica a menos de 200 metros da bolsa de valores de São Paulo. “Conquistamos as principais empresas do segmento financeiro, porque também elas precisam oferecer serviços para a bolsa de valores e a proximidade é fundamental”, conta Brittes.

A companhia tem hoje mais de 200 data centers em 24 países, que abrigam mais de nove mil clientes e resultam em mais de 340 mil interconexões.

Últimas Notícias
Você também pode gostar

Comentários

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.