book_icon

HP direciona esforços para colocar impressoras 3D industriais no País

Para conquistar o mercado local, a fabricante disponibiliza equipamentos de capacidades industriais, instala soluções na fábrica da Flex e firma parceria com a revenda SKA
HP direciona esforços para colocar impressoras 3D industriais no País

Por ter o mercado industrial mais cobiçado da América Latina, o Brasil recebe os holofotes de vários fabricantes, entre eles a HP, que oferece soluções de impressão 3D HP Jet Fusion e expande o negócio de impressão 3D e manufatura digital. De acordo com a companhia, o setor de manufatura local aumenta cerca de 4% ao ano, com expectativa de continuidade de crescimento nos próximos anos. A necessidade por manufatura digital sob demanda e artefatos impressos em três dimensões continua aumentando, inclusive em segmentos de precisão, como o aerospacial.

Muitos aspetos da indústria 4.0, que viabiliza e impulsiona a chamada Quarta Revolução Industrial, estão relacionados aos avanços da impressão em três dimensões, que torna a confecção de grande quantidade das mais variadas peças e utensílios, extremamente rápida. Sem contar com a possibilidade de atender a pedidos específicos e individualizados, instantaneamente.

“A inovadora tecnologia de impressão 3D da HP está mudando os fundamentos da cadeia de suprimentos para produtos finais e de alto valor, ao acelerar a manufatura digital para produzir componentes onde e quando forem necessários”, avalia diz Claudio Raupp, diretor-geral da HP no Brasil.

O executivo explica que a tecnologia Multi Jet Fusion, utilizada pela HP baseia-se em décadas de investimento da fabricante em impressão a jato de tinta, materiais para impressão a jato, mecânica de precisão de baixo custo, ciência dos materiais e imagens. As soluções HP Jet Fusion 3D oferecem uma plataforma end-to-end para prototipagem e produção.

Para a disseminação e comercialização de sistemas de impressão 3D, a fabricante conta parcerias. A exemplo da integradora SKA, que tem oferta para a indústria 4.0, inclusive componentes fabricados em impressoras 3D HP Jet Fusion. O presidente da empresa, Siegfried Koelln, conta que a equipe comercial especializada em impressão recebeu treinamento e já está certificada pela HP. E, também, da fabricante e distribuidora Flex, que passa a atender, sob demanda, aos clientes brasileiros. Para Leandro Santos, diretor-geral da Flex no Brasil, ao absorver conhecimentos em manufatura digital com a tecnologia Multi Jet Fusion, empresa impulsionará a inovação. “A proposta é agilizar a criação, produção e a confecção de ponta a ponta”, diz Raupp.

De acordo com a HP, o Fórum Econômico Mundial, o valor das transformações digitais na para esse momento é estimado em US$ 100 trilhões só nos próximos dez anos, em todos os setores, indústrias e localidades. O setor manufatureiro, que há muito tempo impulsiona a prosperidade e o crescimento econômico globais, é essencial para essa transformação.

Há expectativa de que toda a região da América Latina tenha um dos crescimentos mais rápidos em impressão 3D, registrando taxa anual acima dos  25%

Os gastos mundiais com impressão 3D atingirão US$ 13,8 bilhões em 2019, de acordo com Guia de Gastos divulgado recentemente pela IDC. A América Latina tem tido um importante papel no renascimento da manufatura, e a tecnologia de impressão 3D promove uma onda de inovação e pensamento empreendedor entre os fabricantes – grandes e pequenos – em toda a região. Há expectativa de que toda a região da América Latina tenha um dos crescimentos mais rápidos em impressão 3D, registrando taxa anual acima dos  25%.

Destaques
De acordo com Raupp, da HP Brasil, os destaques da família de equipamentos são velocidade; qualidade do material, que permite exatidão nas peças geradas e o custo. para velocidade A impressora 3D HP Jet Fusion 540 tem como proposta agilizar o trabalho de criação, já que permite a confecção de peças em alta velocidade. Tem acabamento que resulta em detalhes finos e precisos e capacidade para fazer o protótipo e produzir até 100 itens por semana. Por sua vez, o modelo HP Jet Fusion 580 Color 3D é capaz de produzir semanalmente até 100 peças funcionais em cores, detalhes finos e de alta precisão.Com a plataforma aberta HP Multi JetFusion, o equipamento oferece variadas opções de materiais e aplicações futuras.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.