book_icon

Brasil ganha tecnologia natural inofensiva à Camada de Ozônio

Ministro do Meio Ambiente inaugura dia 30, na fábrica da Eletrofrio, primeira linha de envase de propano da América do Sul em expositores refrigerados
Brasil ganha tecnologia natural inofensiva à Camada de Ozônio

O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, inaugura neste dia 30 de abril, às 15h, na Eletrofrio Refrigeração LTDA, a primeira linha de envase de propano na América do Sul em maquinários para expositores refrigerados. A tecnologia é o resultado de uma parceria da Eletrofrio com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Também estarão presentes na inauguração o presidente da Eletrofrio, José Antonio Paulatti, e o presidente do Condor Super Center, Pedro Joanir Zonta.

O Propano se destaca por atingir 100% de sustentabilidade em refrigeração, é natural, inofensivo à Camada de Ozônio e com baixíssimo GWP (Global Warming Potential).

A novidade representa um marco na evolução sustentável do Brasil e contribui para que o país atinja a meta do Protocolo de Montreal de eliminar a utilização de gases nocivos até 2040. O Brasil é o nono consumidor de hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) do mundo e o quinto entre os países em desenvolvimento. O objetivo do Programa é eliminá-los em 35% até 2020 e 67,5% até 2025.

O Propano se destaca por atingir 100% de sustentabilidade em refrigeração, é natural, inofensivo à Camada de Ozônio e com baixíssimo GWP – Global Warming Potential 

Como a solução faz parte do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs, ela será de domínio público e ficará disponível para ser utilizada por toda a cadeia de refrigeração comercial do país, que se tornará mais desenvolvida e ambientalmente limpa. Com isso, a indústria brasileira é colocada em condições de igualdade com o mercado externo e se torna mais competitiva.

“Vamos transferir o conhecimento da pesquisa para que o Brasil possa avançar na eliminação dos gases sintéticos. Com isso, o nosso país dá um passo enorme para alcançar a substituição completa dos gases sintéticos e cumprir a meta do Protocolo de Montreal”, afirma o engenheiro da Eletrofrio, Rogério Marson.

O propano possui um investimento inicial menor e alta eficiência energética, porém é inflamável, o que exige alta capacitação dos profissionais que forem trabalhar com ele.

A Eletrofrio, empresa no mercado brasileiro de refrigeração comercial e foi escolhida para trabalhar no projeto do propano por estar sempre à frente e se destacar na criação de tecnologias eficientes e sustentáveis. Sediada em Curitiba em uma área de 200 mil m², o grupo conta com uma equipe de engenheiros especializados em desenvolver soluções específicas para estabelecimentos comerciais de todos os tamanhos e para cada região do país. Os engenheiros da empresa estudam as necessidades dos empresários e oferecem desde a concepção do projeto e a fabricação, até a instalação dos equipamentos. Outros pontos a serem destacados são a garantia especializada e a assistência técnica 24 horas nos sete dias da semana.

O primeiro supermercado selecionado para utilizar o novo sistema com Propano é o Condor Wenceslau Braz, na Cidade de Curitiba/PR, que poderá ser visitado através de agendamento conforme acordo firmado entre a Eletrofrio, Condor, UNIDO e MMA.

PropanoPropano

Eletrofrio

Eletrofrio Refrigeração LTDA

hidroclorofluorcarbonos (HCFCs)

José Antonio Paulatti

Ministério do Meio Ambiente-MMA

Ministro do Meio Ambiente

Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial

Pedro Joanir Zonta

Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs

Ricardo Salles

tecnologia natural inofensiva à Camada de Ozônio

Unido

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento