Tendências

Sistemas de energia para veículos elétricos são o foco do CPqD

As competências do CPqD nesta área serão apresentadas no Fórum Internacional de Carros, Veículos Elétricos e Mobilidade Urbana - Fórum CVE, que será realizado nos dias 24 e 25 de abril, em Curitiba

 Promovido pelo Tecpar – Instituto de Tecnologia do Paraná, o evento tem como objetivo reunir a cadeia produtiva desse segmento – provedores de soluções, integradores, fabricantes, profissionais e acadêmicos –  para avaliar oportunidades de negócios e debater questões relacionadas a barreiras regulatórias, financiamento, capacitação, mercado e inovações tecnológicas, entre outros assuntos.

O CPqD apoia o evento e participa de sua programação, com duas palestras de seus especialistas em sistemas de energia. A pesquisadora Maria de Fátima Rosolem abordará o tema Baterias para Veículos Elétricos: Desafios e Oportunidades, em apresentação programada para o dia 24, dentro do painel Perspectivas para a Mobilidade Elétrica no Brasil.

Estimular essa disseminação é o principal objetivo do projeto que está sendo desenvolvido pelo CPqD, em parceria com a empresa PHB Eletrônica, que será apresentado no Fórum CVE

“A bateria é um elemento crucial do veículo elétrico, pois é a responsável pela geração da energia de tração”, afirma a pesquisadora. “Há uma corrida mundial para o aperfeiçoamento das atuais tecnologias de baterias, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias com foco no aumento da densidade de energia  – Autonomia, segurança, redução de custo e uso de materiais com baixo impacto ambiental”, acrescenta. Em sua palestra, Fátima pretende apresentar o estado da arte das principais tecnologias de baterias utilizadas em veículos elétricos, seus desafios e as oportunidades que estão surgindo a partir da pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de baterias.

Já o especialista Raul Beck, responsável técnico da área de Sistemas de Energia do CPqD, falará sobre a necessidade de implantação no país de uma infraestrutura de recarga de baterias de veículos elétricos. “A disponibilidade de uma ampla rede de eletropostos, cobrindo os centros urbanos e rodovias, é um dos requisitos fundamentais para a disseminação no país da tecnologia de veículos elétricos do tipo plug-in”, ressalta o especialista.

Estimular essa disseminação é o principal objetivo do projeto que está sendo desenvolvido pelo CPqD, em parceria com a empresa PHB Eletrônica, que será apresentado no Fórum CVE. O foco do projeto, que conta com o apoio financeiro do BNDES e da EMBRAPII  – da qual o CPqD é uma das unidades credenciadas-, é o desenvolvimento de uma família de eletropostos para recarga de veículos elétricos com tecnologia – e produção – totalmente brasileira. “Certamente isso vai contribuir para a implantação dessa rede de eletropostos no país, além de atender à demanda dos usuários que querem instalar em suas casas o equipamento para a recarga da bateria de seus veículos elétricos”, conclui Raul Beck.

Mais informações sobre o Fórum CVE estão disponíveis emhttp://forumcve.com.br

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPqD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, contribuindo para o aumento da eficiência das organizações, a transformação da experiência com seus clientes, a viabilização de modelos de negócios e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPqD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de suas competências em áreas estratégicas da transformação digital – como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Conectividade.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos