O Prêmio ABComm de Inovação Digital 2019, entregue pela Associação Brasileira de Comércio Digital no próximo dia 16 de abril, aponta as empresas e profissionais que têm se destacado no cenário do e-commerce nacional. De acordo com o e-Bit o segmento cresceu 12% em 2018, índice similar ao crescimento dos demais setores da economia. Entre 2014 e 2016, o crescimento médio ficou acima dos 20%, seguido por queda para 9% entre 2016 e 2017. Esses números revelam um período de maturação do mercado.
Frente a esse cenário, embora o setor concorde que o e-commerce deve seguir em ascensão, outro segmento tornou-se o foco de empresas que desenvolvem inovações tecnológicas: o varejo físico.
De acordo com o recém-lançado levantamento Retail Tech Mining Report, desenvolvido pela plataforma Distrito e pelo centro de inovação OasisLab, o número de startups voltadas para tecnologia no varejo cresceu 40% no último ano.
“Enquanto todos os olhos estavam voltados para os números expressivos do e-commerce, o varejo ficou esquecido, mas o setor tem um potencial enorme de inovação se aliarmos tecnologia à experiência do usuário, o que não deixa de ser uma compra “digital””, explica Fabio Camara, CEO do Grupo FCamara, que concorre como melhor profissional de tecnologia.
Machine learning, inteligência artificial, internet das coisas e big data são as principais ferramentas que vão revolucionar a maneira como compramos. “Na China, país que está focado em automatizar suas operações de varejo, lojas anunciam ofertas personalizadas por meio de QR Code em suas fachadas. O pedestre está passando na rua e, com um clique em seu celular, descobre se há alguma promoção que lhe interessa”, conta Fabio.
Reconhecimento facial é outra aposta para aumentar a conversão nas lojas físicas. A tecnologia será capaz de identificar como o consumidor interage com o ambiente e com os produtos, e as lojas estarão em constante evolução para não perderem sua relevância frente ao mundo digital, e nem a clientela.
Prêmio ABComm 2019
A votação do prêmio ABComm é aberta ao público e vai até o dia 8 de abril. Para indicar seus candidatos, basta acessar este link.
Criado em 2008, o Grupo FCamara é atualmente empresa de consultoria de TI em comércio eletrônico multiplataformas. Seus negócios possuem duas divisões: o Omnicommerce, responsável por criar soluções digitais para empresas de e-commerce e varejo; e a Exponential Business, especializada em projetos para a grande indústria, logística, operações portuárias e soluções de health tech para planos de saúde e hospitais.
O grupo segue uma fórmula que une time, cultura e método. Seu culture code inovador e programas de formação preparam grandes profissionais e times de alta performance.
Em 2015, após imersão no Vale do Silício, o grupo fundou a Orange Founders, sua própria Venture Builder, que já lançou 8 startups disruptivas com foco B2B.
Serviço:
https://www.fcamara.com.br/
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo