book_icon

Ransomware: o impacto do ataque à Equinix. Arcserve comenta

Na semana passada, a Equinix, empresa global no mercado de data centers, contando com mais de 200 unidades em 25 países nos cinco continentes, comunicou ter sido vítima de um ataque envolvendo ransomware em alguns de seus sistemas internos
Ransomware: o impacto do ataque à Equinix. Arcserve comenta

O portal Ciso Advisor, especializado em segurança cibernética, após consulta à plataforma de inteligência Andariel, divulgou que no dia 10 de setembro mais de 70 servidores de desktop remotos reconhecíveis como sendo da Equinix estavam tendo as suas credenciais de login comercializadas ilegalmente em mercados da dark web. Ainda segundo a mesma fonte, a maioria dos servidores estaria concentrada na Austrália, Turquia e Brasil.

Ainda segundo a mesma fonte, a maioria dos servidores estaria concentrada na Austrália, Turquia e Brasil  

“Neste caso específico, felizmente o incidente não impactou as operações ou os dados dos clientes que operam seus próprios equipamentos nos data centers da Equinix, mas se uma empresa deste porte, líder mundial em sua área de atuação, pode estar vulnerável aos criminosos, fica o alerta para todas as demais organizações sobre a importância de se implementar uma estratégia de proteção adequada às suas necessidades”, analisa Daniela Costa, vice-presidente para a América Latina da Arcserve, a marca com mais experiencia em todo o mundo no fornecimento de proteção de dados e defesa contra ataques de ransomware.
De acordo com Daniela Costa, isso não impediu que os criminosos exigissem um resgate de US$ 4,5 milhões para retornar os dados aos seus legítimos donos. “Embora a empresa tenha permanecido operacional todo o tempo, sem prejuízo do suporte aos clientes, é claro que esta é uma situação que nenhuma organização quer vivenciar, pois os prejuízos vão muito além do aspecto meramente financeiro, impactando na sua imagem junto ao mercado”, alerta a executiva.
Como empresa de capital aberto, a Equinix declarou uma receita de US$ 5,5 bilhões no ano passado, o que torna claro que o pior prejuízo não é o financeiro. “Para enfrentar com sucesso as técnicas cada vez mais ousadas e sofisticadas dos criminosos por trás dos ataques de ransomware, as empresas dos mais diversos portes e segmentos já podem encontrar no mercado avançadas e eficientes soluções de proteção que se encaixam nos mais variados orçamentos, sendo sempre importante lembrar que o custo total após um ataque bem sucedido é infinitamente maior do que os investimentos necessários para a adoção uma infraestrutura adequada de proteção dos dados”, conclui Daniela Costa.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.