book_icon

Cesar lança Laboratório de inovação aberta

Cesar lança Laboratório de inovação aberta

O Cesar, um dos principais centros privados de inovação do País, lançará no próximo dia 27 de março, o Targeted Innovation Labs (TIL), no Business Innovation do EBDI, O  TIL aborda a inovação para empresa madura na perspectiva de criação de novas oportunidades de negócios, fazendo uso de cultura Agile, Lean Startup, e Design Thinking com o propósito de se criar um novo negócio alinhado com as prioridades estratégicas da empresa. Por estar embarcado num dos melhores ecossistemas de inovação do Brasil, o Porto Digital do Recife, o TIL já conta com mais de 300 potenciais empresas parceiras do ecossistema e duas excelentes fontes de formação e pesquisa: a Cesar School e o Centro de Informática da UFPE.

“A inovação hoje se assemelha à construção de um novo negócio e as empresas tradicionais estão pouco preparadas para esta mudança”, assinala diretor executivo de Design do Cesar, Eduardo Peixoto. “As empresas tradicionais precisam trabalhar lado a lado com parceiros e num novo arranjo de inovação aberta, seja por não possuírem os conhecimentos e profissionais necessários, como Cientistas da Computação, Cientistas de Dados, entre outros, ou por não dominarem os métodos de criação de novos negócios como o Lean StartUp, ou mesmo por estarem muito ocupadas com os seus negócios convencionais,”, explica.

O TIL prioriza métodos e processos que concedam autonomia e permitam aprendizado rápido, em um ambiente de experimentação e cocriação, formado por times de competências e responsabilidades transdisciplinares, que trabalham dedicados a buscar a melhor solução para um desafio ou oportunidade específica.

“A proposta não é tentar resolver os problemas das grandes empresas tradicionais com startups, já que esta experiência tem se mostrado ruim no mundo inteiro”, detalha Peixoto. “Trata-se de um ambiente afastado das operações da empresa – até para garantir que as atividades de inovação não sejam engolidas pelas demandas mais urgentes – e próximo às respostas do mercado. Além disso, este ambiente deve ficar dentro de um ecossistema digital, ou seja, espaços diferenciados, que já nasceram digitalmente transformados e possuem uma cultura inovadora de autonomia, inteligência colaborativa e agilidade para buscar respostas do mercado”, completa o dirigente.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.