A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. – Embasa modernizou a Estação de Condicionamento Prévio – ECP Lucaia, responsável pelo bombeamento de 60% do esgoto produzido em Salvador, BA para disposição oceânica através do emissário submarino do Rio Vermelho, em parceria com a Cast group, empresa nacional em serviços de end-to-end para a área de TI.
Com o projeto, que envolveu investimento de R$ 1,4 milhão, a companhia de saneamento modernizou o sistema de controle e supervisão da ECP, possibilitando monitoria da unidade em tempo real, 24 horas por dia; controle remoto das operações da estação, como nível, vazão e pressão das bombas.
Segundo Júlio Mota, superintendente de Produção da Embasa, a iniciativa para renovação do parque tecnológico faz parte da contínua busca por melhorias e otimização dos serviços prestados à população da empresa baiana.
“Temos uma estrutura muito grande, com cerca de 70 estações de tratamento e mais de 4.200 quilômetros de redes de coleta, para manter tudo isso funcionando é preciso ter muito controle e uma rotina de manutenções eficiente. A partir do momento em que contamos com um sistema automatizado, capaz de informar gargalos e problemas na malha de esgoto, reduzimos os riscos de paradas imprevistas e aprimoramos a qualidade no atendimento aos clientes”, afirma o superintendente.
De acordo com Mota, além do sistema de automação, foram instalados seis painéis de interface amigável, que dão uma visão geral do funcionamento ECP Lucaia. “Dessa forma, conseguimos monitorar com detalhes – independente do lugar, já que é possível acessar as informações via dispositivo móvel -, cada etapa da operação da estação, que é responsável pelo processamento de uma média de 7,5 mil litros de esgoto por segundo”, diz.
Para ele, a eficiência obtida é fundamental para atender as exigências e registros de produção, exigidos pelos órgãos regulatórios. “Atualmente, a gestão das informações geradas pelas operações executadas, e que precisam ser repassadas ao poder público para auditorias e governança, por exemplo, precisa ser rápida e assertiva. Com o novo sistema, eliminamos erros causados pela interferência humana e agilizamos a entrega de relatórios e diagnósticos críticos para dar continuidade à operação da ECP, que impacta todo o sistema de saneamento”, finaliza.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo