• Dois terços das empresas não envolvem TI ao adquirir novas tecnologias para transformação digital, diz relatório patrocinado pela BMC Software;
• 43% das empresas responsabilizam a área de TI caso aconteça algo de errado com as iniciativas de transformação digital;
De acordo com um novo relatório divulgado pela The Economist Intelligence Unit – EIU – as áreas de negócio e a equipe de TI não estão alinhadas quando buscam estratégias de transformação digital. O relatório “From gatekeeper to enabler: the role of IT when digital transformation is the norm”, patrocinado pela BMC – ou “Do guardião ao facilitador: o papel da TI quando a transformação digital é a norma”, em tradução livre – mostra exemplos dessa desconexão. De acordo com a pesquisa, dois terços – 66% – das empresas dos setores público e privado afirmam comprar novos softwares e soluções sem envolver as equipes de TI – uma situação que desafia a função tradicional da TI como guardiã das novas tecnologias.
A pesquisa foi realizada com executivos de Ásia-Pacífico, Europa, América Latina e América do Norte. Dentre os motivos para a falta de colaboração entre as áreas nas iniciativas de colaboração digital, estão:
• desalinhamento dos objetivos: as áreas de negócio priorizam o crescimento da receita e a redução dos custos, e as equipes de TI priorizam a integração e a segurança;
• pressão do tempo: 37% dos entrevistados mencionam a lentidão dos processos de aquisição conduzidos por TI como um fator que os leva a não envolver a equipe de TI no momento de compra de novas tecnologias.
No entanto, apesar de muitas empresas afirmarem ignorar as equipes de TI ao comprarem novas tecnologias, 43% dos entrevistados disseram que consideram TI responsável caso algo der errado com as iniciativas de transformação digital. E isso pode ser arriscado caso as equipes de TI não avaliem as tecnologias previamente.
Essa aparente falta de colaboração parece equivocada a princípio, dada a visão geralmente positiva dos entrevistados em relação aos benefícios da coordenação entre as equipes de TI e as áreas de negócio. Notavelmente, as empresas nas quais existe a colaboração entre as equipes estão muito mais confiantes para superar os desafios da transformação digital. 89% dos que colaboram dizem estar confiantes para superar obstáculos, em comparação com 55% dos que não colaboram.
Outro fator a ser considerado quando analisamos os resultados da transformação digital é o tempo em si. Para as empresas que iniciaram suas iniciativas há um ou dois anos, 42% estão percebendo os benefícios da transformação digital. Já para as empresas que possuem iniciativas de transformação digital há 3 anos ou mais, 63% dos entrevistados afirmam perceber os benefícios.
Segundo Kevin Plumberg, editor do relatório, a transformação digital não é uma jornada única e exclusiva que algumas organizações estão experimentando. Ela se tornou a norma, e as empresas nas quais as equipes de TI estão trabalhando em estreita colaboração com as áreas de negócio, em vez de em silos, estão mais bem posicionadas para gerenciar os desafios que inevitavelmente surgem”, afirma.
A BMC auxilia as empresas a gerenciar e reinventar seus negócios com soluções abertas, escaláveis e modulares para solucionar desafios complexos de TI. Com sua experiência inigualável em otimização das áreas de TI e sua paixão ilimitada pela inovação de tecnologias que vão do mainframe à nuvem e ao mobile, a BMC ajuda mais de 10 mil clientes a se reinventar, crescer e construir com sucesso o futuro de seus negócios, incluindo 92 das empresas listadas na Forbes Global 100.
A BMC, BMC Software, e o logotipo da BMC são propriedades exclusivas da BMC Software, Inc., registradas ou pendentes nos EUA. Escritório de patentes e marcas comerciais dos Estados Unidos e podem estar registrados ou com registro pendente em outros países. Todas as outras marcas registradas da BMC, marcas de serviço e logotipos podem ser registrados ou pendentes de registro nos EUA. ou em outros países. Todas as outras marcas comerciais ou marcas comerciais registradas pertencem a seus respectivos proprietários.
Serviço
cloud. www.bmc.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo