book_icon

Huawei anuncia novos contratos de 5G no MWC19

Empresa firmou contratos com operadoras da Europa, Oriente Médio e África
Huawei anuncia novos contratos de 5G no MWC19

O 5G chegou para ficar. Durante o Mwc19, a Gsma divulgou uma projeção que, na Europa, a indústria móvel pode crescer de 550 para 720 bilhões até 2022 – e, até 2025, o 5G já seria 30% de todas as conexões do continente. Apostando nessa mensagem ao mercado e nos números consistentes que comprovam a adoção do 5G como habilitador das tecnologias emergentes que estão em desenvolvimento e serão realidade num futuro muito próximo, a Huawei anunciou novos contratos de 5G firmados com operadoras da Europa, Oriente Médio e África durante o evento.

Primeiro contrato de 5G da Suíça
O Projeto pioneiro de 5G no país está progredindo como planejado e a rede será lançada em março deste ano, com cobertura que abrange mais de 150 cidades em toda a Suíça. Com o perfil de adotar antecipadamente novas tecnologias móveis, a Sunrise tem promovido a comercialização antecipada de 5G na Suíça. Já em dezembro de 2017, a operadora completou uma nova demonstração de negócios baseada na rede end-to-end 5G com a Huawei, que incluía realidade virtual, transmissão panorâmica de vídeo ao vivo e vídeo de definição ultra alta de 12 canais.

O 5G aumentará ainda mais a experiência do usuário da Sunrise e fornecerá serviços mais inovadores, incluindo fibra aérea 5G com 1 Gbps para serviços de acesso de banda larga residencial e serviços de vídeo 4K e 3D. Com o 5G, a operadora aumentará ainda mais sua competitividade no mercado corporativo de B2B e fornecerá às empresas serviços de comunicação mais flexíveis e robustos.
Durante o MWC, o CEO da Sunrise, Olaf Swantee afirmou: “Com a inovadora solução 5G e a experiência global de implementação 5G da Huawei, estamos fortemente confiantes em fornecer a melhor experiência de usuário aos nossos clientes e nos tornarmos o provedor número 1 de 5G na Suíça.”

Contrato 5G de cobertura nacional
A Viva Bahrain, operadora de telecomunicações líder no Reino do Bahrein, assinou um MoU de lançamento de serviço 5G em âmbito nacional com a Huawei no MWC19. Este acordo complementa a conclusão bem-sucedida do projeto de preparação 5G localizado em áreas-chave em todo o Bahrein.

A Viva Bahrain atualizará sua infraestrutura existente baseada em unidades de rádio de 5G de núcleo duplo e 4/5G e tecnologias de backhaul de alta capacidade, permitindo que seus clientes acessem serviços 5G em Bahrein até junho de 2019. Além disso, a capacidade de transmissão da rede está pronta e o hardware permitirá que eles ampliem rapidamente suas redes para atender aos requisitos de capacidade no futuro próximo.

5G Aspiration Project
A Saudi Telecom Company (STC) e a Huawei assinaram contrato do “Aspiration Project”, que contempla a modernização de rede sem fio E2E e construção de rede 5G. Este contrato visa impulsionar o desenvolvimento da indústria de TIC da Arábia Saudita e apoiar a Visão 2030 do Reino e o Programa Nacional de Transformação 2020.

Na era 5G, a demanda de experiência do usuário aumentará para uma velocidade de padrão “Gbps”, ou seja, 10x mais rápido do que a experiência do usuário 4G. Para garantir a experiência tranquila do usuário ao migrar de 4G para 5G, a STC iniciou o “Aspiration Project” para redes comerciais de 5G em larga escala e atualização de redes 4G. Mais importante, a 5G cria a base forte de capacidade de TIC para a transformação digital industrial da Arábia Saudita.

Primeira rede comercial 5G na África do Sul
A operadora de rede móvel Rain, da África do Sul, anunciou o lançamento da primeira rede comercial 5G na África do Sul em parceria com a Huawei, líder global em soluções de ICT. Este movimento fez da África do Sul um dos primeiros países do mundo a lançar o 5G.

Com as soluções 5G end-to-end da Huawei, a Rain conseguiu construir a rede 5G usando seu espectro de 3.6GHz. Na primeira fase de implantação, a operadora implantou uma série de sites 5G em áreas-chave em Joanesburgo. “A rede irá fornecer velocidades de fibra, sem as complexidades de instalação, atrasos de tempo e custo de colocação de fibra em áreas sub-atendidas”, afirmou Willem Roos, CEO da Rain.

Além de implantar novas estações de base, as soluções da Huawei permitem que a operadora aproveite totalmente sua rede LTE existente e atribua espectro para a implantação 5G. Essa abordagem de compartilhamento de instalações e aproveitamento da infraestrutura existente permitirá que a Rain implemente a rede 5G de maneira rápida e econômica.

Acordo para testes de 5G na Islândia
O primeiro projeto de testes 5G a ser executado na Islândia foi assinado entre a Huawei e a operadora de celular Nova durante cerimônia no MWC19. Esta será a primeira parceria da empresa para a implantação de 5G na Islândia.

A Huawei instalou estações radiobase e roteadores 5G nas instalações da Nova, que farão testes cuidadosos que começarão por aspectos como qualidade de transmissão e segurança de rede.

“Nossos clientes demandam que ofereçamos velocidades de 5G e queremos garantir uma vantagem inicial na Islândia. Nossa parceria com a Huawei para o primeiro teste local do 5G é uma ferramenta estratégica para tornar isso uma realidade”, afirmou Margret Tryggvadóttir, CEO da NOVA.

No momento, a Huawei tem mais de 30 contratos comerciais de 5G firmados com empresas de telecomunicações em todo o mundo, principalmente da Europa, incluindo Finlândia, Espanha e Reino Unido.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.