Tendências

CEO da Microsoft reforça o potencial da IA para impulsionar a competitividade 

Presente no Microsoft AI+Tour, evento realizado em São Paulo, Satya Nadella afirma que diz que a tecnologia está transformando a sociedade em todos os seus aspectos

cerebro simbolizando inteligência artificialDurante sua visita a São Paulo, Satya Nadella, CEO da Microsoft, participou do evento Microsoft AI+Tour e compartilhou sua visão sobre o conceito de intensidade tecnológica, segundo o qual empresas e governos não devem apenas acelerar a adoção de tecnologia mas também construir suas próprias capacidades tecnológicas. “Nós temos uma enorme oportunidade de gerar avanços em tecnologias digitais – e especificamente em IA – para conscientizar e impulsionar cada pessoa e cada organização no Brasil a conquistar mais”, disse.

Para medir o tamanho desta oportunidade no Brasil, a Microsoft encomendou um estudo, conduzido pela Fundação Getúlio Vargas. A pesquisa investigou o impacto da introdução da IA em mercados-chave no Brasil – Agronegócio, Transporte e Comunicação, Óleo e Gás e Setor Público – que juntos representam 36,4% do PIB do País. O estudo revelou que a adoção de IA nestes setores pode impulsionar a taxa de crescimento do PIB em até 6,43% no acumulado de 15 anos.

Como parte do compromisso da Microsoft de promover a educação no Brasil, Nadella anunciou uma parceria entre Microsoft, SESI e SENAI para oferecer gratuitamente para estudantes dessas instituições treinamentos em Inteligência Artificial. “Nós estamos comprometidos em assegurar que todos os brasileiros se beneficiem destes avanços, e é por isso que hoje estamos anunciando uma parceria com o Sesi e o Senai para disponibilizar aos mais de três milhões de estudantes treinamento em habilidades de IA, contribuindo para capacita-los para os empregos do futuro”, concluiu.

Seguindo a apresentação, o público também teve a oportunidade de conhecer mais sobre o compromisso da Microsoft com a segurança e a confiança. Nadella disse que confiança e segurança são fundamentais em tecnologia e que a Microsoft trabalha para tornar seu ecossistema o mais seguro possível, reforçando que os usuários devem sempre ter o controle de seus dados.
A Microsoft saúda regulamentações de uso de dados como a GDPR europeia e a LGPD no Brasil e tem trabalhado próxima a governos e empresas de todo o mundo para apoiar o processo de adequação às novas regulamentações.

Casos brasileiros
Para ilustrar a transformação digital nas organizações brasileiras, Satya Nadella trouxe uma série de histórias de sucesso de clientes de diferentes indústrias com diferentes aplicações.

O festival de música Rock in Rio, por exemplo, adotou Microsoft Azure para hospedar seu website em 2017. A infraestrutura tecnológica foi desenvolvida para receber mais de 300 mil requisições simultâneas por minuto em um único dia e o website registrou 18 milhões de visualizações nos sete dias de atrações, sem qualquer problema.
Na área da saúde, a IA da Microsoft tem ajudado o Hospital 9 de Julho, em São Paulo, a prevenir a queda de pacientes nos leitos hospitalares, uma das principais causas de prolongamento do tempo de internação, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, o instituto público de reabilitação Lucy Montoro está utilizando IA e aprendizado de máquina para tornar a fisioterapia mais eficiente para os pacientes.
A AACD também vai iniciar um projeto para o uso de IA com a mesma finalidade. A MAN Latin America utiliza Dynamics 365 em sua plataforma para integrar as áreas de vendas, marketing e pós-vendas com a rede de concessionárias para maximizar a experiência dos clientes e alavancar oportunidades de negócio.

O evento também contou com a participação de Cristian Gebara, CEO da Telefônica Brasil, que apresentou a Aura, uma plataforma de inteligência artificial  construída em parceria com a Microsoft.  Completando a lista de palestrantes, o Microsoft AI+Tour teve a participação de Luís Felipe Salin Monteiro, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, que falou sobre os novos planos do governo brasileiro para transformar digitalmente o setor público.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório