Não é novidade para os consumidores que as principais lojas virtuais costumam alterar o preço de seus produtos constantemente para atrair os usuários indecisos. A prática, conhecida como precificação dinâmica, se consolidou e faz com que as empresas do setor cresçam em todo o mundo.
Esse maturidade é explicada pela importância que o preço possui no e-commerce. De acordo com a pesquisa E-commerce Trends, realizada pela Rock Content, o principal motivo que faz as pessoas escolherem comprar nas lojas virtuais ao invés do varejo físico é o valor mais em conta dos itens, de acordo 70,9% dos entrevistados.
Isso faz com os empreendedores busquem plataformas digitais que consigam automatizar e dar mais inteligência na estratégia de precificação. Relatório da PriceIntelligenceStudy indica que 30% das companhias já obtém esse recurso e outros 23% pretendem adotar nos próximos meses.
“Monitorar o mercado e identificar em tempo real as melhores oportunidades para alterar os preços dos produtos já é uma estratégia essencial para o crescimento de um e-commerce. No mundo online, o preço exerce uma influência considerável na conversão e rentabilidade do negócio”, explica Ricardo Ramos, CEO da Precifica.
A empresa é a pioneira em oferecer soluções de precificação dinâmica para os lojistas virtuais brasileiros. Criada em 2013, acompanhou a evolução do mercado e expandiu sua atuação, desenvolvendo soluções também em marketplaces e consumer brands, que incluem monitoramento de preços e análise de desempenho da marca nos canais.
Novo programa de parceiros
Entre os clientes estão grandes nomes do comércio eletrônico nacional. Os mais recentes são a Editora Saraiva, Cozinhas Itatiaia e a Santista, marca do Grupo Coteminas. Para 2019, a meta é oferecer as soluções da empresa a um número maior de clientes, incluindo pequenos e médios varejistas. Por conta disso, lançou um programa de parcerias, batizado como Precifica Partner Network, para se aproximar desse público. A empresa vai trabalhar em conjunto com agências digitais, consultorias e plataformas especializadas no e-commerce, que atuarão como intermediadoras entre a Precifica e os clientes. Com o modelo, a expectativa é ter um aumento de 40% nos negócios em 2019.
“A competitividade no ambiente digital é acirrada e as lojas precisam oferecer os melhores preços em tempo integral para cativar o público-alvo. Hoje, tanto o pequeno quanto o grande varejista online precisam ter noções de gerenciamento de preços”, conclui Ramos.
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