Ainda com números desencontrados, foi divulgado hoje, 17 de janeiro, um enorme vazamento de dados. O conteúdo estava em 12 mil arquivos, conhecido como Collection #1 e reunia mais de 1,1 bilhão de combinações de e-mails e senhas. A revista Wired, informa que o ataque foi percebido pelo pesquisador australiano Troy Hunt.
Isso comprova que executivos do mundo têm razão ao apontar a cibersegurança como o principal fator de preocupação em 2019.
A coleção continha mais de 2,6 bilhões de registros ao todo, mas foi possível encontrar 772 milhões de e-mails únicos, que formavam mais de 1 bilhão de combinações de endereços eletrônicos, inclusive senhas. Desse total, 140 milhões são dados novos, inéditos na base do Have I Been Pwned – Hibp, site de Troy Hunt que permite consultas de senhas e de e-mails apontados em outros vazamentos. Os demais, já constavam em vazamentos anteriores.
O conteúdo, já removido da plataforma, era divulgado como uma “coleção de mais de 2 mil bancos de dados sem hash”, técnica que mascara as senhas verdadeiras. Para facilitar o trabalho de quem usava seus serviços, a Collection #1 distribuía as informações por tópicos como e-mail, games e compras.
Para saber se seus dados foram expostos, acesse https://haveibeenpwned.com/Passwords
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo