É comum no início do ano que se aproxima as pessoas fazerem suas listas de resoluções e metas, com planejamentos para alcançar seus objetivos. No âmbito dos negócios, principalmente para quem é empresário, não é diferente. A força da ideia de recomeço cresce ainda mais se estiver aliada a um plano financeiro consistente com base na realidade de cada empresa e negócio.
Segundo Lars Leber, country manager da Intuit no Brasil, muitos empresários brasileiros podem e estão otimizando o planejamento de seus negócios, além da organização e controle das finanças, com a ajuda da tecnologia disponível. “Ninguém acorda feliz ao pensar que tem que fazer fluxo de caixa, mas é uma necessidade no dia a dia da empresa. Estabelecer metas logo no início do ano facilita a visualização dos resultados para depois compará-los com o ano anterior”, comenta.
Para vencer os desafios na gestão das pequenas e micro empresas Lars Leber preparou algumas dicas importantes. Confira abaixo seis delas para começar 2019, com o pé direito:
Primeiro passo
Antes de tudo é imprescindível separar as finanças pessoais das profissionais. Como se faz isso? De forma simplificada, estabeleça uma retirada mensal do caixa da sua empresa, o chamado pró-labore, ele serve para que este dinheiro da empresa seja usado como um salário pelos sócios e destinado para outros fins sem que se perca o controle dos gastos.
Custos e metas
Estabelecer os custos fixos e variáveis, bem como as receitas da empresa e fazer um balanço patrimonial é fundamental para começar a elencar as prioridades e estabelecer metas de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, é possível identificar necessidades como investimento em marketing, a compra de novos produtos para estoque, agendar o pagamento em dia de todos os fornecedores e evitar ficar vendado nas ações do próprio negócio.
Projeção de períodos
O planejamento financeiro é uma projeção para um período pré-determinado de despesas e receitas e é muito efetivo para comparar previsões e o que foi realizado de fato. Esse controle é essencial para a manutenção do negócio e para se certificar que o crescimento está se mantendo ao longo dos meses, sem surpresas no caminho. Além disso, esse passo do plano auxilia na visualização de recursos, que serão necessários e de onde sairá o dinheiro.
Previsão de cenários
O planejamento financeiro não é fixo, ele sofre alterações de acordo com o cenário e com os aprendizados da empresa e também não é 100% preciso porque depende muito de fatores externos. Portanto, recomendamos que os empresários façam três possíveis projeções para cada situação, sendo elas: uma otimista, uma conservadora e outra pessimista.
Imprevistos
Outra dica é ter uma previsão para gastos emergenciais e deixar uma quantia guardada para esses casos. Isso traz uma segurança extra no planejamento financeiro, caso apareça alguma situação inesperada.
Gestão com tecnologia
Ao fim do planejamento, o empresário continua na tarefa de acompanhar o fluxo de caixa diariamente, com cada entrada e saída, para se assegurar de que o negócio está indo bem e de acordo com o que foi estipulado. Esse controle pode ser automatizado com a ajuda de sistemas de gerenciamento financeiro como o QuickBooks. Ele proporciona a inserção rápida e fácil de dados e, ao final de um período estipulado, gera relatórios personalizados e auxilia na visualização da saúde do negócio.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo