*Por Duncan Tait, CEO, Vice-Presidente Corporativo Senior e Chefe das Américas e da EMEIA na Fujitsu
Quando falamos sobre as estratégias das empresas que focam em solucionar as necessidades dos clientes, é importante ter em mente que as ações precisam estar alinhadas com outras vertentes, como por exemplo, tentar atender da melhor forma diferentes públicos. Entretanto, muitos líderes ainda encontram desafio em descobrir esse equilíbrio: os clientes já exigem mais inovação por um investimento menor, já os funcionários, querem ser fortalecidos e inspirados.
Além disso, ao analisarmos a sociedade como um todo, a exigência é de que as empresas sejam socialmente mais conscientes. E apesar dessas necessidades parecerem distantes, a realidade é que cada um desses grupos e demandas estão interligados. E tal comportamento é algo que se destaca quando avaliamos de perto essas empresas.
No momento em que exploramos o relacionamento das organizações com seus funcionários, clientes e sociedade, notamos quão vital cada grupo é para alcançar o sucesso e o papel que a cultura, a criatividade e a tecnologia digital desempenham no quadro geral. Os resultados dessa análise nos ajudam a enxergar o cenário de um mundo em que os funcionários são prioridade, seguidos pelos clientes. Além disso, também se nota um esforço cada vez maior nas empresas que fazem o bem pela sociedade. Isso faz mais sentido quando você considera que as pessoas são atraídas – seja como funcionários ou clientes em potencial – por organizações que têm um propósito claro e visões sociais bem definidas, especialmente se já causam algum tipo de impacto coletivo positivo.
Impacto positivo na sociedade
Já temos pesquisas que mostram que apesar dos líderes empresariais direcionarem sua atenção para colaboradores e clientes, eles não têm dúvidas sobre o papel que devem desempenhar para impactar positivamente a sociedade. A grande maioria, 63% dos líderes, já afirmam acreditar que o sucesso depende da mudança na abordagem das organizações, com o objetivo de criar uma influência positiva no mundo ao seu redor. Além disso, 69% apontaram a necessidade de usar a tecnologia digital para ajudá-los a ter um impacto mais positivo nos próximos anos.
A necessidade de gerar um impacto social positivo está batendo à porta de muitos líderes. Na verdade, a exigência vale para toda a comunidade de negócios uma vez que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDG, na sigla em inglês) dá a todos nós uma série de metas em comum. Assim como os líderes das empresas já destacam a importância do digital para garantir um impacto social positivo, estamos focados na co-criação com nossos stakeholders para nos ajudar a atingir essas metas globais. Usamos, por exemplo, tecnologias como AI, IoT e Cloud para estabelecer processos sustentáveis de agricultura e alimentos, melhorar os serviços de saúde ou apoiar a colaboração dentro dos negócios.
Reconhecemos que o digital ajuda a alcançar uma abordagem equilibrada em que todos os três grupos – funcionários, clientes e cidadãos – podem ser afetados de forma positiva por uma organização. Mais do que isso: trabalhar com ações que tragam benefícios para de funcionários, clientes e cidadãos deve estar no centro da estratégia, pois ao fazer diferença na vida das pessoas, você estará mais próximo de alcançar o sucesso.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo