Hoje, os alunos da UNIFEOB (Fundação de Ensino Octavio Bastos), em São João da Boa Vista (SP) podem programar as impressões de seus trabalhos à distância, por meio da web, usando seus smartphones, PCs ou noteboosks. Já os funcionários e professores têm à disposição outros equipamentos instalados em espaços exclusivos da universidade. Toda essa operação foi implantada, a partir de 2017, pela Simpress. Antes disso, a UNIFEOB contava com uma central de cópias terceirizada. Circulam cerca de 4.000 pessoas diariamente pelas instalações.
Segundo Wellington Silva, gerente de TI da UNIFEOB, a instituição precisava de um serviço de impressão de qualidade, com equipamentos modernos, que oferecesse aos usuários administrativos, professores e alunos mais agilidade e eficiência e, ainda, que propiciasse à instituição o controle e mapeamento de uso. “Sem dúvida, o projeto da Simpress atendeu todas as demandas”.
Imprimindo de qualquer lugar
Silva destaca que a grande novidade para os alunos são os totens de impressão. “Hoje nossos alunos conseguem programar suas impressões de qualquer lugar, pela web e retirar as cópias em um dos seis totens instalados no campus, mediante autenticação. As impressões podem ser pagas por serviços onlines. O processo todo é rápido e simples”.
Ricardo Collazo, diretor comercial da Simpress, explica que esses valores arrecadados cobrirão os custos de investimento. Assim, em breve, o projeto será autossuficiente.
Na avaliação do gerente de TI da UNIFEOB, os resultados têm sido os melhores possíveis. “A aceitação dos novos serviços, por exemplo, é total, graças à praticidade de uso dos equipamentos. Por outro lado, a manutenção é zero, pois as máquinas não apresentam falhas de funcionamento”.
Decisões em conjunto
Com reuniões e o atendimento personalizado, a Simpress trouxe uma série de opções à UNIFEOB. “Foi dessa maneira que chegamos, em conjunto, à melhor solução que se adequasse aos nossos desejos. Todas as solicitações de ajustes foram analisadas e tratadas com clareza e rapidez”, garante Silva.
O gerente de TI faz questão de ressaltar alguns motivos do êxito da implementação. “A capacidade de atendimento, os encontros periódicos de acompanhamento, o cumprimento rigoroso dos cronogramas, que levam em consideração nossas dificuldades internas e a facilidade de customizações sistêmicas específicas para nossa instituição. Tudo isso tem nos levado a alcançar os objetivos pretendidos”.
Para Colazzo, da Simpress, cada implantação tem suas características e é isso que torna o trabalho em parceria importante. “Acredito que conseguimos entregar um projeto que atende os anseios da UNIFEOB, com softwares específicos, mobilidade, controles de uso e formas de pagamento ágeis e seguras”.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo