O smart home ainda dá seus passos iniciais no Brasil. Configurações mais simples, como iluminação e termostato inteligentes, câmeras de segurança e alguns dispositivos IoT já são realidade em alguns lares. Um estudo divulgado pela Intel Security apontou que quase metade dos brasileiros (46%) acredita que em 2025 as casas inteligentes serão tão comuns como os smartphones.
Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria dos brasileiros (73%) espera que a instalação de dispositivos em casas inteligentes seja embarcada em outros serviços, como TV a cabo e internet. Essa percepção faz total sentido, uma vez que as operadoras de Telecom já estão dentro dos lares de grande parte dos brasileiros.
A TV conectada
O primeiro passo para que o smart home se torne uma realidade começa com a habilitação da TV conectada por meio das operadoras de TV a cabo. Nos EUA, referência mundial na adoção da casa inteligente, foi por meio da TV que tudo começou. Os assinantes podem, por meio de comandos de voz, a partir de um controle remoto com microfone, aumentar o volume, trocar de canal, perguntar à TV quando um programa ou filme específico vai ser exibido, entre muitas outras funções que tornam a experiência de TV interativa, rápida e conveniente.
A tecnologia que permite essa experiência é o Dragon TV, solução da Nuance Communications que inclui biometria de voz para TVs, set-top boxes e aplicativos de segunda tela, criando uma experiência de TV ainda mais personalizada por meio da voz. Ao ouvir a voz única de uma pessoa, a Dragon TV não apenas entende o que está sendo dito, mas autentica quem está dizendo, e a partir daí permite conteúdo personalizado para diferentes membros de uma família. Como resultado, os indivíduos têm acesso imediato aos seus próprios canais e conteúdos preferidos, telas iniciais personalizadas e redes sociais.
Controle remoto por voz
Os assinantes não devem perder um minuto do conteúdo favorito. É por isso que o controle remoto por voz é tão importante. A yes, provedor de transmissão direta via satélite em Israel, oferece aos usuários o controle remoto por voz, tornando mais fácil do que nunca procurar e encontrar conteúdo de vídeo premium em hebraico e inglês.
A plataforma Dragon TV da Nuance foi integrada ao controle remoto da yes, permitindo que os clientes experimentem uma nova interface de voz que resulta em acesso rápido e relevante ao ecossistema da yes TV.
TV Inteligente no Smartphone
A Orange, principal operadora de Telecom da França, também faz uso da tecnologia e já oferece aos assinantes seu aplicativo móvel para Android e iOS, por meio do qual os clientes da Orange TV podem encontrar programas, filmes e outros conteúdos- seja ao vivo, gravado ou streaming- a partir de comandos de voz no aplicativo em seu smartphone ou tablet – aumentando muito a usabilidade e a capacidade de descoberta de conteúdo. Ao invés de digitar os nomes dos programas letra por letra, basta simplesmente dizer “Assistir Game of Thrones” ou “Mudar para o canal X”.
Na Irlanda, assinantes da Virgin Media também já podem procurar e assistir conteúdos simplesmente clicando no ícone de microfone localizado no app da operadora, e então falando no microfone do smartphone.
O próximo passo
A partir experiência da TV conectada com biometria de voz, um leque de serviços em diversos segmentos se abre: autenticação de sistemas bancários e pagamento de contas, nos quais sua voz é literalmente a senha; assistente virtual pronto a ajudar o usuário a partir do momento em que ele diz um simples “oi”; fazer um pedido delivery no restaurante favorito; abrir e fechar as portas da casa usando apenas a voz. Por fim, uma real experiência Smart home.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo