book_icon

Indústria 4.0 é o foco do novo sistema apresentado pela Furukawa no Futurecom 2018

Mais do que a atualização tecnológica do parque industrial, a implantação do conceito de Indústria 4.0 requer uma infraestrutura de comunicação adequada e segura, capaz de garantir a troca de informações em tempo real entre o chão de fábrica e os sistemas de controle e supervisão da empresa. Para atender essa necessidade, a Furukawa está lançando no país o Furukawa Industrial System (FIS), um dos destaques do seu estande no Futurecom 2018 – que acontece nesta semana, em São Paulo.

“O chão de fábrica é um ambiente crítico, sujeito a interferências eletromagnéticas, poeira, vibração, umidade, temperatura elevada e materiais agressivos, como óleo, graxa e solventes”, explica Mariana Balan, da área de Engenharia de Aplicações da Furukawa. “Por isso, criamos todo um sistema completo para esse ambiente, com produtos mais robustos e adequados à realidade da indústria”, acrescenta.

Mariana menciona como exemplo o revestimento especial em poliuretano termoplástico (TPU) utilizado nos cabos ópticos e de cobre do FIS, que protege contra danos causados por materiais agressivos. A solução Laserway Furukawa, que implementa uma rede LAN com tecnologia óptica passiva (PON), também ganhou uma versão específica para esse segmento – a Laserway Industrial – formada por elementos ativos mais robustos. Segundo Mariana, já estão disponíveis terminais de rede óptica (ONTs) de duas portas e, no início de 2019, serão lançadas ONTs de quatro portas com tecnologia PoE (Power over Ethernet), que permite a transmissão de energia elétrica e dados pelo mesmo cabo de rede.

“O FIS tem um portfólio de mais de 70 produtos já disponíveis, entre cabos ópticos e de cobre, acessórios, equipamentos como switch industrial e outros elementos”, afirma Mariana. “Temos um roadmap já definido para os próximos cinco anos, que vai ampliar esse portfólio com sensores, câmeras e roteadores Wi-Fi, entre outros produtos”, completa.

Além disso, o sistema FIS inclui arquiteturas, ferramentas e serviços – como orientação de projeto e suporte técnico – destinados a ajudar as empresas a implantar a infraestrutura que permitirá integrar suas áreas de TI e de Automação Industrial. “O foco é a implantação de redes para o ambiente industrial do futuro, de forma a reduzir riscos, ampliar o sensoriamento das máquinas e processos, melhorar o desempenho operacional e aumentar a confiabilidade”, acrescenta Luiz Henrique Zimmermann Felchner, gerente de aplicações dos produtos Furukawa.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.