book_icon

Soluti, em parceria com a Philips, apresenta soluções no Connect Day

Integrado ao sistema Tasy Philips, o Certillion Cloud Saúde é uma solução que armazena Certificados do tipo A3 em HSM; oferece fator duplo de autenticação – tornando o sistema mais seguro –; e a praticidade de assinar documentos, laudos e prontuários de forma digital, por meio de um dispositivo móvel, sem complicação.

Entre os dias 23 e 24 de outubro, na Fecomercio, em São Paulo, a Soluti, uma das maiores Autoridades Certificadoras do país, participa do Philips Connect Day, evento que reúne executivos, organizações de saúde de todo o país e empresas parceiras que orbitam o universo da TI e de gestão em saúde, com o propósito de compartilhar experiências e boas práticas, promover o conhecimento e a atualização e conectar pessoas e informações.

Nesta edição, a Soluti em parceria com a Vault ID apresenta o Certillion Cloud Saúde, desenvolvido com foco nos problemas apontados pelas instituições de saúde em relação ao uso do Certificado Digital para eliminação do prontuário físico. A tecnologia é a primeira solução do mercado com Certificado Digital A3 com validade de cinco anos (renováveis por mais cinco) e cobrança anual. As soluções antes apresentadas utilizavam certificados do tipo A1, válido por apenas um ano ou do tipo A3 com validade de três anos, que deixaram de ser atrativas pela curta validade e pela rotatividade (turnover) dos profissionais nas instituições de saúde. “O hospital pagava por três anos e na maioria das vezes o profissional não permanecia este tempo na instituição. Os outros certificados operam através do chip do cartão ou de um token e smartcard, os quais precisamos carregar o tempo todo conosco para assinar digitalmente o documento. Aqui, ganha-se em segurança, pois o certificado fica na nuvem, e elimina-se a preocupação com danos físicos, roubos e perdas”, explica Júlio Mendes, Diretor Comercial da Soluti.

Segurança – Um dos principais benefícios do Certillion Cloud Saúde está no seu nível de segurança. Ele conta com um duplo fator de autenticação para comprovar que a pessoa por traz da assinatura digital é realmente quem diz ser – um primeiro no computador quando acessa o prontuário eletrônico e o segundo, via aplicativo, em que é feita a autenticação via código OTP para efetuar a assinatura digital. Com isso, o Certificado Digital pode ser utilizado apenas pelo seu titular, evitando assim que qualquer outra pessoa assine o documento em seu lugar. Há de se destacar também a questão da praticidade proporcionada pela plataforma já que todo este processo, até a etapa da assinatura digital, é feito de forma mobile – através do aplicativo Certillion ID, instalado no smartphone do usuário, totalmente offline. A tecnologia permite fazer a autenticação e usar o Certificado Digital, que é instalado em um HSM em nuvem e sincronizado no smartphone do profissional de saúde. Sendo um dispositivo que está sempre em mãos, possibilita maior facilidade e comodidade, além de segurança para o usuário”, diz Júlio.

Flexibilidade – O Certillion Cloud Saúde, que já é integrado ao Tasy Philips, permite que qualquer rede hospitalar consiga se plugar e ter acesso às assinaturas dos profissionais do seu corpo clínico, de modo que o médico não precisa mais ter um Certificado Digital para cada hospital que trabalha. “O hospital consegue compartilhar o Certificado Digital daquele médico com todas as demais instituições de saúde em que ele trabalha”, completa Mendes.

Redução de custos – Com as soluções até então existentes neste mercado, os hospitais e laboratórios têm dois caminhos a seguir: a primeira, por meio da compra ou aluguel do HSM e de toda a infraestrutura por trás dele, com custos altos em torno de R$ 100 a R$ 200 mil, além da necessidade de adquirir um segundo HSM de contingência. E a segunda opção, para evitar um custo desse porte, usar Certificados tradicionais tipo A1 e A3 em mídias como Token e Smartcard. O problema deste segundo modelo é que ele custa ao hospital a aquisição de módulos de assinatura digital para integrar ao ERP, além de muito suporte aos diversos Drivers e DLLs para comunicação com o Certificado.

Palestra Soluti: Prontuário eletrônico 100% digital e a otimização dos processos com a Certificação Digital em nuvem
A Soluti também marcará presença na programação de palestras e painéis do Philips Connect Day com a participação do Dr. Renato Sabattini, biomédico e uma das maiores autoridades em tecnologia médica no Brasil. O especialista participa do bate-papo no dia 23 de outubro, a partir das 16h10, para falar sobre o tema: Prontuário eletrônico 100% digital e a otimização dos processos com a Certificação Digital em nuvem.

Sobre a Soluti
A Soluti é uma empresa especializada em oferecer soluções de segurança e certificação digital integradas às empresas de todos os portes e setores, pessoas físicas e profissionais liberais, com atuação em todo o território nacional. Toda a sua linha de produtos utiliza tecnologia criptográfica para a proteção de transações eletrônicas, dados em repouso e identidades digitais. Presente em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, desenvolveu um modelo operacional totalmente aderente às normas da ICP-Brasil, proporcionando agilidade para parceiros e clientes. Ao longo dos últimos anos, tendo em vista a ampliação de sua rede de atuação, tem investido na aquisição de empresas e estabelecimento de parcerias estratégicas com companhias que são referência mundiais em segurança da informação. Em 2018, segundo estudo realizado pela consultoria Deloitte em parceria com a revista EXAME, a Soluti figura entre as 50 pequenas e médias empresas que mais cresce no Brasil e a primeira do Centro Oeste. Ainda este ano, também passou a figurar pela segunda vez, na lista das melhores empresas para se trabalhar pelo GPTW, consultoria especializada na área de gestão.
Sobre a Royal Philips
A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) é uma empresa líder em tecnologia da saúde, focada em melhorar a saúde das pessoas e em obter melhores resultados por meio do continuum da saúde a partir de uma vida saudável e da prevenção, até o diagnóstico, tratamento e cuidado no lar. A Philips aproveita a tecnologia avançada e os profundos conhecimentos clínicos, bem como as perspectivas dos consumidores, para oferecer soluções integrais. A empresa, com sede na Holanda, é líder em diagnóstico por imagens, terapia guiada por imagens, monitoramento de pacientes, informática da saúde, saúde do consumidor e cuidados domésticos. Em 2017, a carteira de tecnologia de saúde da Philips apresentou vendas de 17,8 bilhões de euros e emprega cerca de 75.000 colaboradores de vendas e serviços em mais de 100 países. Para obter mais notícias da Philips, acesse www.philips.com/newscenter.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.