book_icon

Siemens amplia portfólio de gêmeos digitais com aquisição de EII

Empresa de software de proteção de redes elétricas dos Estados Unidos complementará a família de software para simulação de sistema de energia (PSS®) da Siemens,
Siemens amplia portfólio de gêmeos digitais com aquisição de EII

digital twinA Siemens está adquirindo a empresa de software especializado Electrocon International Inc. (EII) para aprimorar de forma exclusiva as simulações de redes elétricas e fortalecer seu portfólio de gêmeos digitais elétricos (Digital Twin). A EII, com sede em Ann Arbor, Michigan, desenvolve e comercializa o software CAPE (Computer-Aided Protection Engineering) que protege sistemas de eletricidade e permite a modelagem detalhada de proteção para análises e simulações de redes. O software CAPE – desenvolvido para sistemas de transmissão e distribuição de energia, industriais e de infraestrutura – ajudará a garantir a operação segura e confiável de redes elétricas do futuro.

Os especialistas da Electrocon International, Inc. farão parte da equipe de consultoria e software da unidade de negócio Digital Grid da Siemens

O portfólio e os especialistas da EII complementarão a família de software para simulação de sistema de energia (PSS®) da Siemens, ajudando a descobrir com mais precisão as condições de possível operação incorreta dos dispositivos de proteção e identificando falhas de energia que podem ser evitadas. Esta capacidade será uma característica fundamental para integrar recursos de energia renovável distribuída de forma eficiente e garantir a operação confiável e eficiente da rede.

A inclusão do software da Electrocon ao conjunto atual de ferramentas da Siemens para o planejamento de simulação de rede fortalecerá ainda mais o uso de gêmeos digitais elétricos da empresa. Os gêmeos digitais são uma representação digital da rede e dos principais ativos nela existentes, facilitando a simulação de todos os aspectos técnicos e econômicos relevantes para o planejamento, a operação e a manutenção do sistema elétrico com segurança e eficiência.

“A crescente eletrificação nos setores como e-mobilidade, edifícios, indústrias e a importância cada vez maior de fontes renováveis e armazenamento de energia requer dados de alta qualidade e softwares robustos e eficientes de gestão. Esta aquisição fortalece nosso portfólio líder na área de software operacional para infraestrutura inteligente e gêmeo digital elétrico”, diz Thomas Zimmermann, CEO da unidade de negócio Digital Grid da Siemens.

O software CAPE oferece a maior e mais completa biblioteca de modelos de relés disponíveis. Com modelos mais detalhados e precisos, os engenheiros de proteção podem estudar as condições da rede em situações reais, realizar análises abrangentes, prever o desempenho do sistema de proteção, além de contar com várias outras funções. A EII fornece suporte técnico contínuo e serviços relacionados ao software CAPE a clientes do mundo inteiro, que incluem concessionárias de energia e empresas de engenharia de todos os portes.

Paul McGuire, Presidente da Electrocon International, Inc., diz: “Esta é uma combinação perfeita que reúne o nosso conhecimento exclusivo e relacionamento duradouro com o valor aprimorado ao cliente, fornecendo recursos inigualáveis no mercado.”

Hoje, com uma biblioteca superior com cerca de 6 mil modelos de relés de diversos fabricantes gerenciada por um verdadeiro sistema de banco de dados, é comum verificar modelos de rede utilizando o CAPE com 2 mil até mais de 30 mil barramentos e modelos de sistemas de proteção de 5 mil a 50 mil relés. Os produtos e os serviços relacionados alcançaram grande sucesso, com mais de 200 clientes em 51 países, principalmente nos Estados Unidos, na América Latina e Europa. O CAPE será uma extensão do portfólio PSS® da Siemens, que é utilizado por mais de 1.000 clientes em mais de 140 países. Os especialistas da Electrocon International, Inc. farão parte da equipe de consultoria e software da unidade de negócio Digital Grid da Siemens.

A aquisição deve ser concluída em outubro de 2018. As duas empresas concordaram em não divulgar os detalhes financeiros da transação.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.