Mercado

Nutanix aposta em hiperconvergência para aumentar presença no Brasil

Companhia mapeou muitas oportunidades para modernizar ambientes de Data Center em território nacional

2018 é o ano da hiperconvergência para a Nutanix, especialmente para a oferta na América Latina. Depois de ser considerado o líder do recém criado quadrante de infraestrura hiperconvergente do Gartner, a companhia mapeou muitas oportunidades para modernizar ambientes de Data Center em território nacional. Não à toa que executivos de fora fizeram questão de acompanhar o evento realizado para parceiros e clientes em São Paulo, o Nutanix .NextON.

“A onda de modernização da infraestrutura no Brasil é irreversível”, Rodney Foreman

“A onda de modernização da infraestrutura no Brasil é irreversível”, explica Rodney Foreman, VP global de canais da Nutanix. De acordo com ele, há uma demanda crescente por conectividade na região e o Brasil ainda tem pouca penetração de hiperconvergência. Andres Hurtado, VP Latam da Nutanix, projeta um crescimento de 5% para a região nos próximos 3 anos.

Um dos impulsionadores para esse mercado é a recente certificação da SAP Hana que a empresa conseguiu para o hipervisor Nutanix. AHV é a primeira com infraestrutura hiperconvergente a atender aos critérios da SAP para executar implantações SAP HANA® em ambientes de produção. Isso permitirá que empresas usuárias das soluções SAP se beneficiem da simplicidade e agilidade da tecnologia hiperconvergente para fornecer uma arquitetura de TI moderna para plataforma de banco de dados da SAP. “A princípio miramos base da SAP”, explica Foreman.

Segundo o executivo, as oportunidades na América Latina estão, principalmente, no Middle Market. “As soluções têm aderência às verticais de finanças, saúde, indústria. No Brasil, finanças e governo também”, explica Don Osorno, diretor de canais Latam. O executivo conta que o Velocity, programa para parceiros de canal voltado ao segmento de empresas de médio porte, tem tido uma boa resposta na América Latina.

“Pretendemos aumentar o número de parceiros que usam os benefícios desse programa”, sinaliza. O programa Nutanix Velocity inclui processos de vendas, incentivos e investimentos de marketing para parceiros estratégicos. Outra geração de demanda vem dos parceiros tecnológicos como Lenovo, Dell e IBM. Os parceiros deles procuram Nutanix.

Além da introdução do programa Velocity na AL, a companhia também aposta na expansão do mercado de software de desktops-as-service (DaaS). Nesse sentido, a aquisição da Frame, especializada em desktop Windows e entrega de aplicativos baseados em nuvem, aumenta o mercado endereçável da empresa. O IDC estima que o mercado de software de desktops-as-service (DaaS) deve crescer para US$ 3 bilhões em 2021, com taxa de crescimento anual de 32%. Com a adição da Frame, os clientes Nutanix poderão fornecer desktops – como serviço a partir de várias.

A Nutanix recentemente anunciou que chegou a receita mundial de US$ 1,16 bilhão em 2018 e encerrou o quarto trimestre do ano fiscal de 2018 com 10.610 clientes finais, adicionando 1.000 novos clientes finais no trimestre. No período, o crescimento no faturamento foi de 49%.

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