Repleto de ameaças, o mundo virtual dificulta uma interação fácil e segura entre empresas e clientes. Segundo a Cyxtera, provedora líder de segurança digital focada na detecção e prevenção total de fraudes eletrônicas por meio de todos os dispositivos, canais e serviços na nuvem, o número de transações online aumenta a cada dia, dando aos criminosos mais oportunidades de tirar proveito dos usuários.
Para Ricardo Villadiego, vice-presidente de Segurança da empresa, tecnologias antigas, pouco flexíveis e baseadas em regras geram mais custos operacionais e têm menor precisão. “Isso pode causar atritos com o usuário final e aumentar o risco de fraudes. Mas não precisa ser assim”, afirma.
“Unindo análise heurística, machine learning e inteligência artificial, é possível alcançar a flexibilidade necessária para se adaptar a um cenário de fraude em constante mudança”, explica o executivo. “Desta forma, é possível criar um processo simplificado, com menos custos para a empresa e uma experiência melhor para os usuários”, destaca.
Segundo Villadiego, um sistema de análise de comportamento com ampla cobertura oferece visibilidade sobre as ações realizadas em diferentes canais. “Tecnologias avançadas de inteligência artificial e machine learning ajudam as instituições a fornecer um alto nível de precisão no monitoramento de transações”, afirma. “Deste modo, é possível melhorar a identificação de transações fraudulentas e legítimas e tentativas de login de dispositivos incomuns, além de facilitar a detecção de padrões de fraude conhecidos e novos”, explica.
Com isso, as companhias são capazes de complementar os sistemas legados de monitoramento de transações para proteger os clientes com detecção em tempo real. Para o executivo, esse fato comprova que a era dos sistemas de segurança transacional antiquados, que eram facilmente superados pelos cibercriminosos, acabou. “Com esse tipo de tecnologia, as empresas podem ficar tranquilas sabendo que cada transação será inteligente, conveniente e segura”, finaliza Villadiego.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo