book_icon

Soluções de apoio à decisão clínica são fundamentais para diminuir os graves números de óbitos por erros médicos no Brasil

Soluções de apoio à decisão clínica são fundamentais para diminuir os graves números de óbitos por erros médicos no Brasil

 Em 2017, 148 pessoas morreram no país devido a erros em hospitais públicos e privados. Ou seja, mais de 54.000 pacientes perderam a vida por sofrerem com eventos adversos graves

 A Elsevier participa do HIS 2018 com soluções tecnológicas que têm como objetivo auxiliar na diminuição da variabilidade no cuidado com o paciente

 Robert Nieves, Vice-Presidente Global de Informática em Saúde da Elsevier Clinical Solutions, realiza palestra e painel cujo tema principal é tecnologia para suporte em decisão clínica

 Empresa lança Clinical Skills, solução multidisciplinar com conteúdo em português para hospitais públicos e privados, além de instituições de ensino na área de saúde. E ainda apresenta as plataformas Order Sets e Care Planning integradas ao prontuário eletrônico.

Recentemente, veio a público o 2º Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil, produzido pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar) e pelo Instituto de Pesquisa Feluma, da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Os dados revelados não poderiam ser menos preocupantes: por dia, 148 pessoas morrem no país devido a erro em hospitais públicos e privados. Ou seja, mais de 54.000 pacientes perderam a vida por esta razão em 2017.

O estudo também observa que pacientes vítimas de erros médicos (também conhecidos como eventos adversos) graves estão mais suscetíveis à mortalidade e também a permanecerem mais tempo internados. E mais: aproximadamente 30 a 36% dos óbitos determinados por eventos adversos graves podem ser prevenidos.

Na lista de problemas considerados “eventos adversos graves” estão: infecção generalizada, pneumonia, infecção urinária, infecção do sítio cirúrgico, complicações com acessos e dispositivos vasculares. Também são preocupantes os erros causados com uso de medicamentos e complicações cirúrgicas.

O setor de saúde pode mudar essa triste realidade do Brasil com a utilização de Soluções de Apoio à Decisão Clínica (CDS, na sigla em inglês) baseadas em evidências que sejam incorporadas à prática cotidiana dos profissionais de saúde.

Para colaborar com a revolução do setor no país, a Elsevier, uma das mais conceituadas provedoras de informação clínica e científica do mundo e referência na área de saúde, apresenta no HIS (Healthcare Innovation Show) 2018 soluções tecnológicas que têm como objetivo auxiliar na diminuição da variabilidade no cuidado com o paciente e, consequentemente, dos eventos adversos graves.

“As Soluções de Apoio à Decisão Clínica são definitivas para colaborar com a mudança do atual cenário brasileiro, pois ajudam a evitar os erros operacionais e de conhecimento. Elas fornecem informações atuais, confiáveis e baseadas em evidências diretas no ponto de atendimento a médicos, enfermeiros, profissionais de saúde no geral e pacientes. Assim, as melhores práticas podem ser adotadas e os exames e procedimentos desnecessários podem ser evitados em toda a jornada do paciente. As ferramentas CDS, preferencialmente integradas ao prontuário eletrônico, permitem aos profissionais de saúde a redução drástica dos erros médicos evitáveis”, explica Claudia Toledo, Diretora de Clinical Solutions da Elsevier.

Palestras e debates

Além de ter especialistas para apresentar suas soluções no estande, a Elsevier traz para o HIS 2018 Robert Nieves, Vice-Presidente Global de Informática em Saúde da Elsevier Clinical Solutions. O executivo realiza uma palestra sob o tema “Experiências de Digitalização da Decisão Clínica”, dia 20 de setembro, às 10h45. Além disso, Robert participa da roundtable “Qual o papel da tecnologia na decisão clínica?” às 11h40 e ainda apresenta “Protocolos clínicos e planos de cuidados sempre atuais” mostrando a importância e as soluções de apoio a decisão e cuidados do paciente, às 14h40.

“Para mim, o HIS 2018 é uma grande chance de aprendizado. Para o segmento de saúde brasileiro, também é uma oportunidade para se informar sobre o que está acontecendo na indústria e o que outros países estão fazendo. Para a Elsevier, esta é uma oportunidade para conhecer mais sobre o que as organizações estão enfrentando e quais são suas necessidades. Isso nos ajuda no desenvolvimento de produtos, prioridades e áreas de foco”, explica Robert Nieves.

Soluções avançadas de decisão clínica

A Elsevier apresenta em seu estande as seguintes plataformas:

Clinical Skills: é uma plataforma digital de educação continuada que combina o poder de desenvolver a prática com base em evidências, com o gerenciamento das competências da equipe multidisciplinar, podendo ser customizada a partir da necessidade da instituição. Colabora com a padronização da assistência ao paciente, com o objetivo de melhorar a segurança e a qualidade no ponto de assistência. A plataforma oferece suporte por intermédio de procedimentos, casos clínicos, avaliações iniciais, alertas de segurança, vídeos e animações, imagens, check-lists, testes de conhecimento e relatórios gerenciais.

O Clinical Skills também foca em reduzir riscos, gerar diminuição de custos, organizar e disseminar treinamentos atualizados frequentemente à equipe do hospital. A solução é acessível por dispositivos móveis e oferece uma análise de desempenho da equipe hospitalar.

ClinicalKey: abrangente fonte de busca clínica para tomada de decisão em mais de 40 especialidades médicas e cirúrgicas. Vencedora do Prêmio de Inovação em Saúde do HIMSS LA 2015, oferece evidências que garantem a qualidade da assistência, segurança do paciente e melhor gestão das glosas hospitalares. O ClinicalKey está integrado aos prontuários eletrônicos de diversas instituições de saúde.

Order Sets: solução completa de normalização e padronização dos protocolos institucionais. É baseada em nuvem, o que permite aos médicos e outros profissionais clínicos acessar, criar, revisar e gerenciar os protocolos em um ambiente colaborativo, melhorando resultados. O Order Sets é facilmente integrado ao EHR e adapta-se às organizações, trabalhando em seu fluxo de trabalho e usando sua terminologia.

Care Planning: cria um plano de cuidados totalmente centrado no paciente, por intermédio da combinação do seu histórico, avaliações padronizadas e mais de 500 orientações de prática clínica. Tais práticas são baseadas em evidências e contribuem para o conhecimento, pensamento crítico e apoio à decisão. Além disso, o Care planning pode ajudar a organização, reduzindo a variabilidade e melhorando a coordenação dos cuidados com o paciente.

“Acredito que a maior mensagem que o evento pode trazer ao segmento brasileiro é a importância de aprendermos uns com os outros, com os aspectos de sucessos e fracassos. Não temos tempo e recursos para que as organizações “inventem a roda” e, por essa razão, é importante que nos unamos para compartilhar. Juntos podemos avançar muito mais rapidamente”, finaliza Robert Nieves.

AGENDA ELSEVIER NO HIS 2018

Palestra: Experiências de Digitalização da Decisão Clínica
Com Robert Nieves
Data: 20.09
Horário: 10h45

Round Table: Qual o papel da tecnologia na decisão clínica?
Com Robert Nieves
Data: 20.09
Horário: 11h40

Painel sobre as soluções Elsevier
Com Robert Nieves
Data: 20.09
Horário: 14h40

Sobre o palestrante
Robert Nieves, JD, MBA, MPA, BSN, RN
Global Vice President of Health Informatics da Elsevier Clinical Solutions

Robert é responsável por liderar a integração global e a otimização das soluções da Elsevier em plataformas HIT (Healthcare Information Technology), com 28 anos de experiência clínica como enfermeiro especialista em terapia intensiva, serviços de emergência, cuidados de longo prazo e home care. Robert tem 15 anos de experiência direta em informática clínica tanto no design quanto na integração de conteúdo baseado em evidências em vários prontuários eletrônicos do paciente.
Sua liderança no campo interdisciplinar da informática para a saúde se desenvolveu através da gestão de implementações em HIT com soluções para prontuários eletrônicos, com habilidade comprovada em entregar soluções de workflow para o próximo nível que aprimoram os resultados clínicos e a produtividade no ambiente de trabalho.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.