RH mobile: mais autonomia para funcionários e eficiência para as empresas
Os dispositivos móveis mudaram a forma com que as pessoas em todo o mundo interagem. E, se o RH de uma empresa trata justamente da gestão de pessoas, nada mais esperado do que a área também migrar para o mobile. A mobilidade veio para ficar e agilizar os processos do dia-a-dia, além de ajudar o RH a realizar um trabalho mais estratégico para atração, engajamento e retenção de talentos.
Segundo o diretor de produtos da LG lugar de gente, maior empresa brasileira especializada em tecnologia para RH, Marcello Porto, a área passará por uma transformação parecida com a vivida pelo ramo financeiro, que se renovou a partir das plataformas de autoatendimento. “Para se ter uma ideia, entre 2011 e 2017, a quantidade de transações financeiras realizadas pelo celular saltou de 0,5% para 35%. Além dos bancos, diversos outros segmentos como transportes, entretenimento e alimentação já estão aderindo à tecnologia mobile para se aproximar dos 138 milhões de brasileiros que possuem um smartphone, de acordo com os dados do IBGE”, destaca o diretor.
Porto afirma que a tecnologia mobile permite ao RH das empresas fazer um trabalho mais estratégico. “No caso da atração, isso é possível por meio dos aplicativos que contam com games, entrevistas por vídeo e recrutamento via redes sociais, o que facilita a busca e o cadastro de vagas. Além disso, a tecnologia possibilita a participação de pessoas interessadas em seleções para vagas mesmo à distância. Para os gestores, o mobile permite também o compartilhamento de perfis e vídeos de candidatos entre si, o que otimiza e acelera os processos seletivos”, reforça.
Gestão de talentos
Já no caso da gestão e manutenção de talentos, os aplicativos facilitam os feedbacks, um benefício para os gestores e também para os colaboradores que podem acompanhar seu desenvolvimento de forma constante. “Isso é algo que sempre foi desejável pelas empresas, mas encontrava barreiras nas ferramentas para se concretizar. O mobile é ambiente propício para esse tipo de ação”, afirma Porto.
No dia-a-dia, as empresas e funcionários também ganham em praticidade ao terem acesso na palma da mão a tarefas cotidianas como marcação de ponto por meio de geolocalização, solicitação de férias, aberturas de vagas por gestores, consultas a recibos de pagamento, dentre outros.
Sobre a LG lugar de gente
Há mais de 30 anos no mercado, a LG lugar de gente é a maior empresa brasileira especializada em tecnologia para RH. Com sede em Goiás e atuação em todo território nacional, possui cerca de 900 clientes que inclui nomes como Ambev, C&A, Carrefour, Ipiranga, Lojas Renner, Oi, Rede Globo, Santander e Vale. Atuando de modo consultivo e comprometido com a realidade de cada cliente, oferece uma solução completa e integrada para gestão do capital humano, que reúne as mais novas tecnologias do mercado e atende todas as necessidades do RH. Tendo uma história marcada por inovações, a LG lugar de gente aplicou mais de R$ 30 milhões no desenvolvimento de uma nova suíte de produtos, lançando em 2016 a Suíte Gen.te nuvem: a primeira e mais completa plataforma em nuvem para gestão de pessoas do Brasil.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo