book_icon

Conceito de autônomo da Volvo Cars equilibra vida pessoal e profissional

Marca vislumbra uma mudança radical nos hábitos das pessoas com o advento da tecnologia de direção autônoma
Conceito de autônomo da Volvo Cars equilibra vida pessoal e profissional

Onde você moraria se pudesse se deslocar para o trabalho em um escritório móvel, totalmente funcional, conectado, confortável e autônomo? E se o serviço fosse fornecido por assinatura? Ou, se foi fornecido por um empregador e não por outro, para qual empresa você trabalharia?

O 360c é baseado em um carro elétrico totalmente autônomo, sem motorista

Este é um mero vislumbre de uma variedade de cenários e questões levantadas pelo novo conceito 360c da Volvo Cars, como parte da visão da empresa para o futuro das viagens – autônoma, elétrica, conectada e segura – e que pode permitir à fabricante sueca entrar em novos mercados crescentes.

Os ambientes conceituais refletem o potencial de mudança na estrutura fundamental de como as pessoas vivem, transformando o tempo de viagem improdutivo ou chato em minutos e horas úteis e agradáveis na estrada.

“O 360c explora o que se torna possível quando removemos o motorista, usando novas liberdades no design e recapturando o tempo – é uma olhada em como a tecnologia de direção autônoma mudará o mundo como o conhecemos. As possibilidades são surpreendentes”, disse Mårten Levenstam, vice-presidente sênior de Estratégia Corporativa da Volvo Cars.

Viagens totalmente autônomas e elétricas oferecem uma variedade de benefícios avançados à segurança e ao meio ambiente, como menos poluição, menos congestionamentos e vantagens relacionadas à saúde e estilo de vida para aqueles que vivem nas cidades. Também abre possibilidades de redução de preços de imóveis e maior disponibilidade de posse da casa própria.

“As pessoas que se tornam menos dependentes da proximidade das cidades são apenas um exemplo do impacto de remover o tempo improdutivo de uma viagem”, disse Mårten Levenstam. “O escritório móvel do 360c torna viável para as pessoas viverem a grandes distâncias das metrópoles e usar seu tempo de forma mais agradável e eficaz”.

O 360c é baseado em um carro elétrico totalmente autônomo, sem motorista. Ele reinventa como as pessoas viajam, como elas se envolvem com amigos, familiares e outras pessoas, e como elas podem retomar o tempo perdido enquanto viajam.

O conceito apresenta quatro usos potenciais de veículos de direção autônoma – um ambiente para descansar, um escritório móvel, uma sala de estar e um espaço de entretenimento – representando uma opção de viagem atraente que poderia competir com companhias aéreas, de ônibus e de trem, mas com vantagens competitivas como conforto, conveniência e privacidade.

Com o 360c, a Volvo Cars também explora oportunidades para expandir seu modelo de negócios, indo além de fabricação de carros tradicional. A empresa antecipa o forte interesse de clientes de diversos setores.

Um exemplo disso é o potencial do 360c como forte concorrente para viagens de curta distância, uma indústria multibilionária composta por companhias aéreas, fabricantes de aeronaves e outros provedores de serviços. O ambiente de descanso do 360c permite viajar em uma cabine privada de primeira classe de um ponto ao outro, sem a inconveniência da burocracia dos aeroportos, filas, aviões ruidosos e apertados.

“Consideramos o 360c uma conversa inicial, com mais ideias e respostas que estão por vir à medida que aprendemos mais”, disse Mårten Levenstam. “No entanto, acreditamos que a direção totalmente autônoma tem o potencial de mudar fundamentalmente nossa sociedade de várias maneiras. Isso terá um profundo impacto sobre como as pessoas viajam, como projetamos nossas cidades e como usamos a infraestrutura. Mas somos apenas uma das muitas partes interessadas, por isso esperamos e convidamos a uma ampla discussão enquanto a sociedade aprende a aproveitar ao máximo essa tecnologia revolucionária”.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.