Atualização da norma amplia a análise de requisitos e oferece melhorias contínuas no gerenciamento para o setor de alimentos
O Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação, já está trabalhando com a nova certificação da ISO 22000:2018. A primeira grande atualização da norma internacional para segurança alimentar, desde sua criação em 2005, traz melhorias contínuas para o sistema de gestão de todos os tipos de organizações atuantes na cadeia de alimentos.
“Os procedimentos de certificação e treinamento já foram ajustados para que o Bureau Veritas possa atender aos mais de 2,5 mil clientes certificados no padrão anterior. O prazo para atualização da norma pelos clientes é de três anos e é importante que as companhias se adiantem para fazer a transição de forma organizada e tranquila”, afirma José Cunha, diretor de Certificação da América Latina do Grupo Bureau Veritas.
A ISO 22000 melhora o gerenciamento de prevenção, eliminação e controle de riscos alimentares e fornece aos clientes uma maneira de se anteciparem em relação as questões de saúde e segurança, certificando que seus produtos e serviços atendem aos requisitos regulamentares. A atualização segue a Estrutura de Alto Nível (High Level Structure – HLS), que prevê que as empresas sigam bases comuns nos processos internos, formalizando padrões independente do segmento de atuação, o que facilita a integração com as normas globais de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho.
Entre as mudanças, foram adicionados requisitos relacionados ao contexto organizacional, liderança e planejamento, incluindo riscos e oportunidades organizacionais, que são cruciais para a gestão. A norma também apresenta o ciclo de dois níveis do método Planejar-Fazer-Verificar-Agir (Plan-Do-Check-Act – PDCA), que abrange os princípios de análise de perigos e pontos críticos de controle para melhorar as medidas de segurança nas fábricas e escritórios por meio dos planejamentos organizacional e operacional. Além disso, a compreensão de termos, definições e referências normativas foi melhorada.
A segurança alimentar passou a ser discutida mundialmente com o propósito de evitar crises humanitárias e doenças. A padronização de normas globais avalia que os produtos são expostos à diferentes riscos em todas as etapas que antecedem o consumo, como produção, transporte e armazenamento, podendo afetar a saúde das pessoas. Para que isso não aconteça, foram reunidos especialistas de mais de 30 países e organizações mundiais para revisar o padrão, como a Confederação de Indústrias de Alimentos e Bebidas da União Europeia e a Organização Mundial da Saúde (OMS). A ISO 22000:2005 deixa então de existir, sendo substituída pela sua versão atualizada em 2021.
Sobre o Grupo Bureau Veritas
O Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Com receita global de 4,6 bilhões de euros, a empresa está presente em 140 países, atendendo 400 mil clientes com suas seis divisões de negócios: Marítimo & Offshore, Agronegócio & Commodities, Indústria, Construção & Infraestrutura, Certificação e Varejo. Com mais de 4 mil colaboradores no Brasil a empresa oferece seu portfólio completo de serviços, garantindo conformidade, controle de cadeias de suprimentos, antecipação de tendências, reduzindo riscos, aumentando eficiência e cuidando da reputação de seus clientes. Mais informações no site www.bureauveritas.com.br
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo