O uso de ferramentas de Business Intelligence vai muito além do papel de reunir e reportar dados da operação para a tomada estratégica de decisões. Estas soluções já possuem recursos de inteligência capazes de otimizar diversas áreas do negócio, tornando a operação mais ágil e assertiva.
Áreas como a gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management), nas quais automação de processos e precisão nos dados fazem diferença, aproveitar os benefícios do BI pode gerar resultados significativos.
A análise é de Ana Thesing, CMO da BIMachine, empresa especializada em self-service BI.
“Sistemas de SCM podem ser bastante complexos, com diversos elementos rodando simultaneamente. Isso pode gerar silos de informação, o que torna difícil a captação e análise dos dados gerados”, afirma a executiva. “Ferramentas de Business Intelligence podem ajudar muito na coleta e cruzamento das informações, possibilitando uma visão holística das operações, entregando benefícios em praticamente todas os estágios da cadeia de produção e eficiência de custos para o negócio”, complementa.
A especialista lista três segmentos em que o BI integrado a soluções de SCM pode potencializar os ganhos de negócio.
Planejamento
O BI pode assumir um papel essencial no planejamento e gerenciamento das demandas, ajudando a determinar o volume de produção necessário para a empresa atingir seus objetivos comerciais.
“Analisando dados de mercado e do histórico da própria empresa, ferramentas de BI podem prever padrões de consumo dos clientes e assim ajudar a determinar os recursos necessários para atender à demanda”, comenta Ana.
Distribuição
Garantir que o produto chegue ao cliente com o nível de satisfação adequado é outro desafio constante das empresas.
Segundo a CMO, com soluções de Business Intelligence, é possível rastrear as frotas de distribuição e assegurar que elas estão atendendo os SLAs previstos. Caso existam problemas, o BI também pode identificar empecilhos externos (estradas ruins, mau tempo) afetando a qualidade das entregas de forma automatizada e sugerir melhorias para os tomadores de decisão.
Inventário
Ao incluir dados de inventário na estratégia de BI, empresas podem otimizar suas estratégias de vendas para aumentar o lucro.
Sistemas de inteligência de negócio podem ajudar empresas a mover seus estoques de forma mais eficiente, identificando oportunidades para a vendas destes itens de forma proativa. Isso também vale para a gestão de matérias-primas para a produção, tornando mais ágil a identificação e localização de itens, assim como o processo de reposição.
“Estes são apenas alguns dos cenários em que o Business Intelligence pode transformar a estratégia de supply chain de uma companhia. Com a estratégia adequada, composta por uma solução bem implementada e profissionais educados a trabalhar os insights apresentados pelo BI, fatores antes isolados na cadeia de produção podem ser transformados em ativos valiosos para a tomada de decisão e otimização de processos”, declara a executiva.
![Edição do mês](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/01_CAPA-IC81-251x300.jpg)
Leia nesta edição:
![Leia nessa edição sobre tecnologia](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/MATCAPA-ENERGIA-SOLAR_768x768-150x150.jpg)
MATÉRIA DE CAPA | SUSTENTABILIDADE
Fonte solar ganha expressão na matriz energética do Brasil
![Leia nessa edição sobre carreira](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/TECNOLOGIA-EMERGENTE_768x768-150x150.jpg)
TECNOLOGIA
Combinar tecnologias emergentes é uma tendência sem volta
![Leia nessa edição sobre setorial | saúde](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/MACHINE-CUSTOMER_768x768-150x150.jpg)
TENDÊNCIAS
A era dos bots autônomos
Esta você só vai ler na versão digital
![Leia nessa edição sobre setorial | saúde](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/EXCLUSIVA_768x768-150x150.jpg)
APLICAÇÃO
Como o Canal se beneficia dos novos recursos dos CRMs
Baixe o nosso aplicativo