Um dos indicadores é o Certificado SSL, que codifica e protege os dados das transações entre usuário e website
Com a chegada do Dia dos Pais, o comércio eletrônico começa a apostar em ações para aumentar as vendas durante o segundo semestre. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa é que o setor movimente R$ 2,2 bilhões em 2018, representando um crescimento de 8% em comparação ao ano passado. E as principais categorias de produtos a serem buscados são: informática, celulares, eletrônicos, materiais esportivos, moda e acessórios.
Esse impulso traz oportunidades não apenas no aumento das vendas, mas também para que proprietários de sites de e-commerce invistam em soluções que proporcionam proteção de dados aos seus usuários no momento da realização das transações, principalmente com grandes movimentações em efemérides como essa, evitando perdas de negócios em casos de incidentes. E neste quesito o certificado SSL ganha importância. “O SSL permite que o aplicativo ou website que o cliente acessa se comunique de forma segura, através de uma camada de proteção adicional de criptografia entre o usuário e o servidor web que ele está conectado. Desta maneira, todos os dados são fornecidos de forma sigilosa, o que também inibe invasões, violação e falsificação de mensagens, por exemplo”, explica Lucas Vieira, Gerente de Produtos da Soluti, empresa especializada em certificação digital.
Os sites seguros e protegidos utilizam o protocolo https para comunicação segura ao invés do simples http, que mostra a segurança do ambiente. Essa validação é realizada pelo navegador do usuário, seja ele Google Chrome, Firefox, Opera, entre outros. É justamente este certificado que garante que o site onde o consumidor está navegando foi devidamente registrado e validado por uma autoridade competente. Esse certificado traz a autenticidade ao site e, portanto, maior grau de segurança, pois também criptografa as mensagens que trafegam entre o navegador e o servidor onde o site está hospedado, trazendo confiabilidade para que o usuário possa fazer suas transações.
Abaixo, confira também cinco dicas feitas pelo especialista:
1. Veja se o site visitado possui o Certificado SSL instalado
O Certificado SSL (Secure Socket Layer) tem o objetivo de fornecer segurança na comunicação entre a navegação do cliente no site e o servidor. Para identifica-lo, basta o usuário verificar se há protocolo “https”, que é exibido na barra de endereços do navegador. Ela tem como função criptografar as informações que são inseridas em determinado site, dando a garantia de que os dados nele prestados são seguros, autênticos e confiáveis, aumentando assim a sua credibilidade perante os visitantes. Com ele, os websites são protegidos e não correm o risco de brechas na segurança.
2. Verifique se o e-commerce possui o selo de segurança do Certificado SSL e se há informações do Certificado e da empresa dona do site
Este selo permite que o usuário identifique se a página acessada tem um Certificado Digital SSL válido e se ele é emitido por uma Autoridade Certificadora confiável. Essas informações podem ser conferidas quando se clica no selo, geralmente localizado no canto inferior direito ou esquerdo da página inicial do site. Se aparecer o nome da entidade responsável por emitir aquele determinado Certificado Digital, isso significa que o website acessado é reconhecido por uma Autoridade Certificadora. Ele também garante que, quando o cliente aperta o botão comprar no carrinho, os dados fornecidos como o cartão de crédito, só poderão ser lidos pelo servidor da loja virtual. Assim, caso alguma pessoa mal-intencionada tente interceptar, a mesma não terá acesso, pois o SSL criptografa as mensagens que trafegam entre o navegador e o servidor onde o site está hospedado, garantindo a confiabilidade para que o usuário possa fazer suas transações.
3. Tenha um antivírus
Ter um bom antivírus instalado em seu computador ou dispositivo móvel por onde você fará as compras online, ajuda a detectar sites/aplicativos que contenham códigos maliciosos, vírus, malwares ou indicação de riscos de ataques de hackers. Por isso, é importante sempre mantê-lo atualizado. Hoje há no mercado diversos programas como o Kaspersky internet Security com versões de testes gratuitas e de assinatura.
4. Pesquise sobre a reputação da empresa em sites de busca
É importante verificar se o site que está vendendo o produto possui um endereço comercial físico. A empresa também deve ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), que deve estar descrito no site com os dados cadastrais do comércio virtual. Também é importante que o usuário observe se o portal disponibiliza canais de relacionamento com o cliente e uma política de troca. São sinais simples, mas que podem fazer a diferença em casos de problemas com a mercadoria.
5. Buscar opiniões de outros consumidores que já realizaram compras no site em questão
Ler comentários de outros consumidores é essencial antes de efetivar a compra. Se basear em experiências de outros usuários e atentar-se às características dos itens são indicadores que os brasileiros levam em consideração durante o processo de busca. A descrição sobre a qualidade, desempenho e serviços também são importantes na hora de escolher o melhor produto.
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