book_icon

SONDA e M2M Solutions juntas para soluções de mobilidade urbana

Empresas unem seus conhecimentos aplicados na América Latina e no Brasil para atender às novas exigências das frotas inteligentes
SONDA e M2M Solutions juntas para soluções de mobilidade urbana

Para atender às necessidades de automatização dos sistemas de mobilidade urbana e ITS (Information Technology Services) no Brasil, a SONDA reforça sua oferta de administração e gestão de frotas de transporte público com a parceria firmada com a M2M Solutions, empresa especializada em gestão de frotas de transportes urbanos coletivos. A aliança será anunciada durante a LatBus (Feira Latino-americana do Transporte), que acontece de 31 de julho a 2 de agosto no Transamérica Expocenter, em São Paulo.

O tamanho do mercado de frotas e ITS no Brasil gira em torno de 115 mil veículos

Reconhecida pelo seu centro de excelência em mobilidade urbana instalado no Chile e por projetos de gestão e de administração de transporte público e privado em países como o Chile e o Panamá, tais como Transantiago, Valparaíso e Metrobus Panamá, a SONDA está lançando no Brasil sua oferta de sistema de cobrança e de terceirização de serviços para os sistemas de informação e de gestão operacional e administrativa ao segmento.

“Todos os dias a população enfrenta o grande fluxo de carros e a precariedade dos serviços oferecidos no transporte público, afinal grande parte desses sistemas de gestão e de informações aos usuários não são automatizados. A proposta da SONDA é transformar este setor liderando todos os processos de ponta a ponta”, finaliza Tim Cardoso, vice-presidente de inovação e gestão de clientes da SONDA.

A proposta é unir seu portfólio à solução de gestão de frotas da M2M Solutions, que opera em mais de 60 cidades no País. A solução M2M Frota se ajusta às necessidades de cada empresa e garante que os dados sejam armazenados e processados, permitindo que o índice de eficiência operacional e administrativo seja preservado, disponibilizando informações em tempo real a todos do ecossistema. Ou seja, empresários e concessionários recebem dados pela solução de gestão de frota e os passageiros do sistema de transporte por meio do módulo de informações aos usuários.

A atuação da M2M Solutions vai de soluções de software para gestão de frotas, controle de acesso e aplicativos móveis até telemetria. Suas soluções estão em praticamente todo o território nacional, além de ter presença no exterior por meio de parceiros de negócios. “Uma das estratégias da M2M Solutions é desenvolver um programa de parcerias com integradores no apoio a serviços e ter a SONDA como parceiro estratégico nesta expansão de negócios da empresa é um marco em nosso crescimento na região”, afirma Alexandre Fleck, diretor de Novos Negócios da M2M Solutions.

O tamanho do mercado de frotas e ITS no Brasil gira em torno de 115 mil veículos. A M2M Solutions conta com mais de mil ônibus BRT monitorados no Rio de Janeiro, Fortaleza e Belém, mais de 550 painéis de previsão integrados nas estações, 20 mil veículos monitorados no Brasil e exterior (mais de 106 milhões de transações de monitoramento por dia), 6 mil veículos integrados com bilhetagem e mais de 4 mil vans monitoradas. “Com a sinergia que já existe entre empresas, certamente apresentaremos produtos e serviços diferenciados no gerenciamento de frotas em transporte e mobilidade urbana em toda América Latina”, conclui Fleck.

O portfólio da SONDA contempla, além da solução de bilhetagem eletrônica e de comercialização de créditos, a integração com o sistema de informações, que traz dados de viagens, previsões de possíveis falhas, tempo de espera e contingências através de monitoramento em tempo real em aplicações, portais e painéis interativos nas estações de transporte público e aplicativos, fornecendo a parametrização de toda a conexão – velocidade, tráfego e usuários – com agilidade e eficiência.

Somado a essa solução, o diferencial da SONDA está na terceirização de todos os processos operacionais e administrativos que envolvem o sistema de transporte. Da bilheteria e do atendimento aos passageiros, passando pela equipe de limpeza e de operações, até os profissionais da área administrativa, todos passam a ser fornecidos pela SONDA, transformando todo o processo de um sistema de transporte do modelo Capex para Opex.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.