book_icon

Algar Telecom amplia portfólio de serviços com plataforma de Gestão de Políticas da Openet

Operadora incrementa e atualiza solução Policy Manager da Openet e lança serviços para consumidores finais e empresas

A Algar Telecom – empresa do grupo Algar que atua no setor de Telecomunicações há mais de 60 anos, provendo serviços de telefonia fixa e móvel, de TV por assinatura, acesso à internet e serviços tecnológicos corporativos – moderniza sua plataforma PCRF (Policy and Charging Rules Function), desenvolvida pela fabricante Openet. Fez parte da atualização, a adição de funcionalidades e capacidade que permitirão à Algar o lançamento de serviços de forma mais ágil, melhorias de arquitetura com novas interfaces e maior usabilidade operacional que a ajudará a operadora a ser ainda mais eficiente.

Faz parte deste projeto de modernização tecnológica da plataforma PCRF para versão mais recente do produto, possibilitando, entre outros, a inclusão de funcionalidades de compartilhamento de dados (Shared Data) e recursos inovadores para campanhas promocionais com novos canais de notificação ao usuário e um nível maior de configuração e personalização de ofertas.

A plataforma PCRF é composta pelos módulos de aplicação de políticas na rede, catálogo de ofertas, gestão de consumo de dados, além do banco de dados “in-memory” de altíssima performance, permitindo a Algar maior flexibilidade, agilidade, escalabilidade, simplificação de integrações.

O Openet Policy Manager é um produto de gerenciamento de políticas de rede de próxima geração (NGN) que permite controlar dinamicamente e em tempo real os recursos de rede com base em regras de negócio associadas aos tipos de serviço, de assinante ou contexto de uso. Essas regras de negócios não apenas controlam a capacidade e a qualidade do serviço (QoS) oferecido pela rede, mas também permitem novos modelos de negócios e serviços inovadores nas redes de hoje, bem como as arquiteturas do futuro. Com o controle em tempo real sobre o que, quando, onde e como, os assinantes da Algar podem acessar conteúdos, aplicativos e serviços como quiserem.

A Algar vem utilizando o Openet Policy Manager para oferecer serviços inovadores e personalizados que aprimoram a experiência do usuário final enquanto cumprem os seus objetivos de negócios. De agora em diante, a Algar também poderá de uma forma mais simplificada, suportar novos modelos de negócios baseados em parcerias de compartilhamento de receita ou até mesmo de tráfego patrocinado (Sponsored Data) com provedores de conteúdo de terceiros.

De acordo com Melissa Kfouri, diretora de Aplicações e Serviços da Algar, as novas funcionalidades da plataforma irão apoiar diferentes iniciativas de Marketing como melhorar os planos e as ofertas existentes para empresas, além de criar planos de serviços de dados, levando mais opções a nossos clientes. “Nosso objetivo é melhor experiência do nosso cliente e reter a nossa base”.

Os planos de dados compartilhados vêm se mostrando com um modelo de sucesso para aumento de receita e de fidelização em diversos outros mercados mundiais. Através da funcionalidade Shared Data, os clientes da Algar, por exemplo, poderão fazer o compartilhamento de saldo de dados entre vários membros de uma conta compartilhada. O administrador da conta compartilhada poderá definir os limites individuais de compartilhamento além das regras de envio automático de mensagens de notificação quando o consumo de dados atingir níveis pré-estabelecidos.

Além disso, com os novos recursos disponíveis na solução de Policy Manager, a Algar irá configurar novas ofertas baseadas em cotas promocionais, tal como pacote de dados com descontos para utilizar durante madrugada, fim de semana ou em algum mês especial. Para Melissa, é possível aumentar a assertividades na oferta bônus de cotas em função das necessidades específicas de cada segmento de usuário, levando-se em consideração o perfil do consumidor e as características das ofertas existentes. Com isso, a solução pode viabilizar a apresentação de produtos mais relevantes e aderentes às necessidades do cliente”, aponta a executiva. Outra ação promocional possível agora é proporcionar degustação da rede 4G, com oferta de quatro vezes a mais o pacote de dados, por um determinado período.

Para a Algar, quanto maior a possibilidade de diversificação de ofertas de produtos, maior as oportunidades de negócios. “Vejo que a robustez da plataforma da Openet, assim como a facilidade de gestão de regras e políticas, contribui sensivelmente para agilidade de lançamento de novos produtos ao mercado”, afirma Melissa.

Segundo a diretora da Algar, existem planos futuros para considerar ações de gestão oferta de tempo real que permitem ofertas instantâneas e promoções diretamente nos dispositivos móveis dos assinantes, de acordo com o contexto e perfil do assinante.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.