Um projeto entre a Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba) e a Festo, especializada em automação industrial, proporcionará aos alunos da instituição de ensino ter acesso aos mais modernos recursos aplicados dentro das chamadas Smart Factories. A inauguração do Laboratório de Indústria 4.0 será em Sorocaba (SP).
Com investimento de R$ 2,5 milhões, o grande objetivo do laboratório é capacitar os estudantes, preparando assim, futuros engenheiros capazes de aplicar as novas tecnologias em ambientes industriais. Baseado em um conceito de arquitetura aberta, o laboratório permite adequações e desenvolvimentos à medida que os conceitos e tecnologias da Indústria 4.0 forem integrados às aulas e aos projetos da instituição.
“Usando essas competências, as empresas terão mais competitividade no mercado de atuação, além de maior eficiência produtiva e melhor qualidade dos produtos. Os custos decrescem e a flexibilidade aumenta por meio de uma estrutura de dados bem definida, assim como um método para comunicação destes dados”, explica Felipe Anaya, Engenheiro da Festo responsável pelo projeto.
De acordo com ele, o laboratório integrará tecnologias convencionais de produção e conceitos avançados da Indústria 3.0, como máquinas de usinagem CNC, sensores, robôs, controladores e supervisórios com as tecnologias e conceitos chaves da Indústria 4.0.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo