book_icon

ENGIE e Apex-Brasil articulam Centro Global de Pesquisa em SC

Projeto tem também apoio do governo e da Prefeitura de Florianópolis visa incentivar pesquisas focadas em novas tecnologias de energias eólica, solar e Cidades Inteligentes
ENGIE e Apex-Brasil articulam Centro Global de Pesquisa em SC

A ENGIE Brasil assinou com a Apex-Brasil, o governo do Estado de Santa Catarina e a Prefeitura de Florianópolis um memorando de entendimentos para a instalação do ENGIE Lab Brasil, Centro Global de Pesquisas e Inovação do grupo.

O ENGIE Lab irá alavancar os investimentos da ENGIE em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Brasil, que somam atualmente cerca de R$ 15 milhões ao ano

O primeiro ENGIE Lab do País vai se dedicar, no início, a projetos de novas tecnologias nas áreas de energias eólica e solar, Cidades Inteligentes, biogás e hidrogênio. A sede será em Florianópolis (SC) e a unidade estará concluída no final do segundo semestre deste ano.

O ENGIE Lab irá alavancar os investimentos da ENGIE em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Brasil, que somam atualmente cerca de R$ 15 milhões ao ano.

“A maioria dos projetos será executada em parceria, com entidades de pesquisa, empresas e startups. Os recursos aportados vão privilegiar projetos que contribuam com novos negócios da ENGIE ou aprimorem soluções já oferecidas pelo grupo no Brasil e no mundo. Há a perspectiva exportar inovações e tecnologias desenvolvidas no Brasil”, disse Maurício Bähr, CEO da ENGIE Brasil.

O ENGIE Lab é uma importante ferramenta na estratégia da ENGIE de liderar a transição energética, ofertando soluções inovadoras em energia e serviços, para pessoas, empresas e cidades.

O centro de pesquisa será o segundo do grupo no Hemisfério Sul e terá uma aceleradora de startups. No mundo, a ENGIE mantém unidades em países como França, Bélgica, Singapura e China.

Incentivos e Parcerias

A instalação do ENGIE Lab só foi possível graças a parcerias com o governo federal, o Governo de Santa Catarina, a Prefeitura de Florianópolis e a Universidade Federal de Santa Catarina.

A Apex-Brasil iniciou a pareceria com a ENGIE em 2016, auxiliando a escolha de possíveis locais do investimento, com informações sobre incentivos fiscais e ecossistemas de inovação no Brasil.

“A Apex-Brasil atua fortemente para garantir a atração de centros de Pesquisa e Desenvolvimento para o país, como uma forma de gerar inovação, desenvolver tecnologia e promover a qualificação da mão de obra para a indústria nacional. O ENGIE Lab é uma conquista relevante, em um setor de enorme potencial, o de energias renováveis”, observa o presidente da Apex-Brasil, embaixador Roberto Jaguaribe.

Do governo federal, os incentivos virão da parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina e o enquadramento do ENGIE Lab na Lei do Bem e na Lei de Informática.

Há dois anos, o governo de Santa Catarina iniciou as tratativas para atrair o ENGIE Lab. “Reforçamos a política catarinense de inovação. Temos investido na inovação para manter nossa economia forte, equilibrada e, sobretudo, competitiva diante o cenário internacional”, declarou o governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira.

A Prefeitura de Florianópolis apoiou o projeto por meio da Lei Municipal de Inovação – que permite obter dedução de até 20% do ISS e do IPTU devido de contribuintes incentivadores estabelecidos no município.

“Será um marco para o setor de tecnologia contar com um canal desse porte para fomentar nossos projetos. Esse investimento só vem confirmar a excelência do nosso polo tecnológico”, afirma o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital