Por Rafael Albuquerque*
Com impacto no fluxo de caixa, relacionamento com clientes e produtividade, a cobrança é uma das etapas mais sensíveis e complexas na área de vendas de uma empresa. Para ter sucesso é preciso atenção aos detalhes e personalizar o atendimento, duas ações que podem ser otimizadas com a ajuda da tecnologia certa. Escolher ferramentas adequadas é essencial, principalmente em pequenas empresas, em que a limitação de equipe e de tempo são um problema frequente.
Erros comuns
Trabalhar com dados incorretos representa um grande risco para as companhias. O momento da cobrança é também uma oportunidade para negociação e ao ter em mãos informações erradas é possível que detalhes importantes sejam esquecidos, prejudicando a situação do devedor e da empresa. Além disso, uma base desatualizada afeta a análise de dados e consequentemente a tomada de decisões. Se não se sabe ao certo valores devidos e nível de inadimplência, fica difícil fazer um planejamento eficiente.
A escolha de uma solução inadequada pode afetar diversos processos, desde a emissão de boletos, até uma cobrança duplicada. Ao usar um sistema manual, a companhia precisará investir muito mais tempo e cuidado no momento de realizar o controle das contas e conferir extratos e formulários, o que interfere na produtividade da equipe e consolidação de relatórios.
A tecnologia é sua aliada
Embora a empatia e persuasão do profissional sejam essenciais para que a cobrança tenha bons resultados, a tecnologia pode simplificar e agilizar o processo, desempenhando um papel significativo nessa atividade. Os benefícios são muitos: é possível automatizar o contato com o consumidor e ampliar as possibilidades de comunicação, integrar o sistema a uma base de dados atualizada para identificar perfis de devedores de acordo com seu histórico de créditos, analisar riscos, entre outros indicadores.
Com clientes cada vez mais exigentes, as companhias precisam utilizar diferentes estratégias para ter sucesso em seus negócios e contornar situações complexas. No caso de cobrança, vale a pena investir em uma solução e banco de dados eficiente.
*Rafael Albuquerque é CEO da Unitfour, empresa brasileira referência em fornecimento de dados para as áreas de cobrança, call centers, risco, crédito, antifraude, CRM e marketing. https://www.unitfour.com.br/
Sobre a UnitFour:
Criada em 2007, a UnitFour é referência como empresa brasileira fornecedora de dados para as áreas de cobrança, call centers, risco, crédito, antifraude, CRM e marketing. Com 5 mil clientes atendidos, entre grandes bancos, fintechs, operadoras de telefonia e empresas de prevenção à fraude no e-commerce, a UnitFour conta com uma das bases mais completas do mercado, com mais de 208 milhões de CPFs e 30 milhões de CNPJs cadastrados. Faz parte da Associação Brasileira de O2O. Mais informações no site: www.unitfour.com.br
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