book_icon

5 motivos para pesquisar emprego em sites especializados

5 motivos para pesquisar emprego em sites especializados

Com a concorrência cada vez mais acirrada para encontrar oportunidades no mercado de trabalho, os candidatos precisam, cada vez mais, de muita determinação e estratégia. A busca em sites de empregos, pode se tornar o caminho mais rápido e fácil de ter acesso às melhores vagas. Se você ainda é adepto de métodos tradicionais de pesquisa, o ManpowerGroup listou 5 motivos para utilizar sites especializados para buscar vagas de emprego. Confira:

– Informações mais completas sobre a empresa
Uma das grandes vantagens das ferramentas e sites de busca de vagas é a profundidade e qualidade das informações passadas, especialmente sobre a empresa contratante. Boas plataformas de busca se dedicam a manter uma base de dados na qual tanto o candidato quanto a empresa que disponibiliza a vaga podem traçar um perfil mais completo.

“Desse modo, ao utilizar um site para encontrar emprego, você terá mais condições de identificar se a empresa que oferta a vaga está alinhada com as suas necessidades, capacidades técnicas e perfil profissional. Isso evita que você se submeta a entrevistas desnecessárias ou contatos futuros pouco produtivos e que, provavelmente, não renderão o emprego que deseja’, destaca Wilma Dal Col, diretora de gestão de talento da Right Management, empresa do ManpowerGroup.

– Maior disponibilidade de vagas
Como hoje grande parte das pessoas e empresas têm uma forte atuação online, os mecanismos de busca que exploram esse cenário disponibilizam uma gama maior de oportunidades. Nesse contexto, o candidato terá acesso a muito mais vagas, aumentando as chances de encontrar uma oportunidade que realmente seja interessante. Vale lembrar que, atualmente, a probabilidade de encontrar um emprego com ajuda de ferramentas tecnológicas e voltadas para o meio digital é muito maior.

– Demanda do mercado
Quem utiliza ferramentas online para buscar vagas consegue ter uma noção mais ampla de quais são as demandas mais recorrentes no mercado. Ao se deparar com diversas oportunidades em determinadas áreas, é possível traçar um panorama do mercado de trabalho, sobretudo em sua área de atuação.

Por exemplo, para vagas compatíveis com sua formação e/ou experiência, é possível identificar qual o perfil profissional as empresas procuram, quais as habilidades e competências exigidas e o nível de experiência. A partir disso, é possível traçar outros objetivos enquanto não encontra o emprego desejado, como aprimorar as habilidades, se especializar e, consequentemente, se tornar um profissional ainda mais valioso.

– Filtro de vagas
Quem opta pelos métodos tradicionais de busca de emprego, como os classificados de jornais, por exemplo, certamente já notou que existe uma grande dificuldade em se encontrar uma vaga que seja compatível com o seu perfil profissional. A filtragem deve ser feita de forma manual e, muitas vezes, não há informações suficientes nos anúncios para que você possa classificar se vale ou não a pena entrar em contato com a empresa.

Por outro lado, ao utilizar um site para encontrar emprego, esses problemas não ocorrerão. “Plataformas eficientes contam com sistemas de filtragem de vagas que permitem ao candidato direcionar melhor as suas pesquisas. Com base em critérios mais detalhados, é possível encontrar somente aquilo que realmente está alinhado ao seu perfil e habilidades. Isso poupa seu tempo e otimiza a probabilidade de se recolocar no mercado, de forma mais satisfatória, tanto para você quanto para a empresa”, complementa Wilma.

– Comodidade
O fato do candidato poder pesquisar as vagas em qualquer plataformas otimiza todo o processo de pesquisa, evitando deslocamentos físicos, além de outras despesas extras. Tanto é que, atualmente, muitas empresas estão optando por fazer contatos prévios remotamente, via telefone, e-mail ou outra ferramenta que permita o contato à distância. Alguns RHs até costumam fazer entrevistas com candidatos por telefone ou videoconferência, economizando tempo e recursos, além de tornar o processo ainda mais célere e eficiente.

No passado, buscar uma vaga de trabalho significava dias, ou até meses de pesquisa, além de inúmeras visitas a empresas, agências de emprego etc. Atualmente, todo esse cenário foi superado e, os hábitos são outros. Os recursos virtuais e tecnológicos já provaram sua eficácia e a cada dia se tornam mais comuns.

Caso tenha interesse em desenvolver uma pauta sobre o tema, entre em contato conosco pelo email: [email protected]

Sobre ManpowerGroup
Presente no Brasil desde 2000, o ManpowerGroup Brasil é referência no setor de recursos humanos, encontrando soluções inovadoras que ajudam candidatos e empresas de todos os portes e segmentos a vencer na Era do Potencial Humano. Nossas soluções geram valor e abrangem toda uma gama de necessidades, como recrutamento & seleção, mão de obra temporária, assessment, treinamento e desenvolvimento, gestão de carreira, RPO, Trade Marketing, TBO, MSP, consultoria e terceirização. A empresa possui no país as marcas especializadas Manpower®, Experis®, ManpowerGroup® Solutions e Right Management®.

Informações para a Imprensa
Textual Comunicação
Raquel Gondim (Atendimento) – [email protected] (11) 5180-6947
Renan Albertini (Gerência) – [email protected] (11) 5180-6927

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.