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Fadel Logística escolhe TOTVS para viver nova fase na sua operação

Fadel Logística escolhe TOTVS para viver nova fase na sua operação

Em 2001, a Fadel Transportes e Logística iniciou as suas atividades no nordeste do país, com foco na distribuição urbana de bebidas. Em meados de 2015, uma importante mudança na forma em que um dos seus principais clientes costumava operar fez com que a empresa redesenhasse os seus processos e revisse a sua capacidade tecnológica para conseguir absorver essa nova rotina de forma estruturada. A partir de então, a emissão do CTE (Conhecimento de Transporte) seria feita pelo seu cliente e não mais pela Fadel. O principal desafio é que, com isso, ela passaria a ser responsável por importar o arquivo de CTE em formato XML e transmiti-lo para o seu ERP – porém, o sistema que a companhia utilizava tinha limitações de uso e não era flexível o suficiente para atender a essas novas demandas.

A resposta estava em um novo projeto tecnológico, em parceria com a TOTVS, para a implementação de software de gestão, módulos especialistas e da solução de TMS (Transportation Management System). Assim, a Fadel se preparava para realizar todas as adaptações às suas necessidades específicas de negócios, adequando os novos processos diretamente nos sistemas. Outras rotinas foram desenvolvidas para que tudo se tornasse ainda mais aderente a essa nova fase da companhia, como o “sincronizador”, responsável por extrair o documento de CTE e lançá-lo, automaticamente, no ERP. Dessa forma, todas as informações passaram a estar integradas, viabilizando controles de gestão assertivos, tanto nas áreas fiscal, de faturamento e financeira, quanto em relação às demais obrigações da empresa.

Outro recurso desenvolvido especialmente para a sua operação foi o “validador”, que verifica se os documentos emitidos pelo cliente em nome da Fadel estão, realmente, de acordo com o combinado quanto às negociações financeira e logística. O módulo checa, inclusive, todas as tributações fiscais, como ICMS, PIS, COFINS, entre outras. Todo este controle viabiliza auditorias precisas e transparentes sobre as áreas. A auditoria logística, por exemplo, passou a ser 100% automatizada – os módulos sincronizador e validador associam as viagens realizadas, os valores cobrados e recebidos e apontam se o planejado foi cumprido ou não, podendo, ainda, fazer críticas e fiscalizar as rotinas de forma individualizada.

Antes, todo esse gerenciamento era feito em planilhas de Excel, o que se tornou inviável e pouco eficiente, levando em consideração o crescimento da companhia, que pretende dobrar o seu tamanho nos próximos anos. “Ter um ERP robusto e aderente às necessidades específicas dos nossos negócios é um marco para a nossa gestão. Além de garantirmos processos mais rápidos e automatizados, hoje temos uma tecnologia capaz de acompanhar a evolução e complexidade da nossa operação”, comenta Leonardo Ferreira, coordenador corporativo de TI da Fadel.

Além da necessidade inicial, o projeto tecnológico também proporcionou importantes benefícios em outras áreas da companhia. Os módulos de Folha de Pagamento e Ponto Eletrônico, por exemplo, apoiam a empresa no registro de mais de três mil funcionários e na complexidade de ter que lidar com as particularidades de diferentes prefeituras, municípios e sindicatos – a Fadel está presente em cinco estados e, além da matriz em Tatuí, interior paulista, tem mais 19 filiais. O módulo Manutenção de Ativos, para controle de frotas e gestão de pneus, por sua vez, ajudou a companhia a garantir que os colaboradores dos centros de distribuição gerenciados pela Fadel utilizassem o software na ponta da operação, certificando que os processos estabelecidos pela companhia sejam cumpridos.

O software TMS da TOTVS também foi implementado, responsável por apoiar a Fadel no gerenciamento da sua atividade core, com as operações de Transferência entre Fábricas e Centros de Distribuição, Distribuição Urbana e Movimentação Interna de Mercadorias.

“Estamos em um momento de transformação digital do mercado e isso só se torna viável se houver o apoio de uma tecnologia robusta, que entenda, de fato, as reais necessidades de operação e de negócios das empresas. Evolução constante, especialização e escalabilidade são alguns dos requisitos fundamentais de uma solução e, certamente, todos eles são encontrados nas ofertas da TOTVS”, finaliza Angela Gheller Telles, diretora dos segmentos de Manufatura e Logística da TOTVS.

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